Trabalho da PMA na Euclides Figueiredo é elogiado pela população

Obras e Urbanização
20/01/2017 17h08
Início > Notícias > Trabalho da PMA na Euclides Figueiredo é elogiado pela população

As obras emergenciais desenvolvidas pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), na avenida Euclides Figueiredo, no trecho que corta o bairro Cidade Nova, já apresentam melhorias significativas, tanto para quem mora ou trafega pela área. O perímetro localizado nas imediações do acesso ao loteamento Moema Mary apresentava um problema crônico na rede de drenagem que não comportava a vazão de água oriunda do loteamento, que fica em uma região mais elevada, e acabava obstruindo as galerias e danificando o pavimento asfáltico.

"Por muito tempo sofremos com lama no inverno, águas de nossas casas acumuladas na rua e com o tempo o asfalto não suportava e também criava fissuras que viravam buracos e crateras. Graças à nova gestão da Prefeitura de Aracaju e à sensibilidade do prefeito Edvaldo Nogueira fomos atendidos imediatamente. Esta obra vai beneficiar não apenas quem mora aqui na avenida ou no Moema Mary, mas quem transita pela Euclides Figueiredo", explica o morador Anselmo Pereira da Silva, que parabeniza a agilidade no atendimento e na realização da intervenção urbanística.

A satisfação do morador tem sentido. Uma demanda que poderia ser atendida sem muita burocracia acabou prejudicando por anos muitos aracajuanos, mas que agora é equacionada. Para a execução das obras emergenciais está previsto um orçamento de cerca de R$ 120 mil com recursos próprios, além de equipamentos e mão de obra da própria Emurb.

O auxiliar de cozinha José Augusto de Góis também acompanhava as máquinas trabalhando e conta como a situação caótica prejudicava o trânsito, o comércio e, inclusive, a saúde das pessoas. "A partir de agora a realidade será outra. Com boa vontade e trabalho tenho certeza que os problemas ficarão no passado e agora não ficaremos apreensivos a cada chuva que caia. Acompanho de perto para poder confirmar aos meus vizinhos de que o serviço foi feito e cabe a nós fazer a nossa parte, não jogando lixo perto dos bueiros", conta José Augusto, que vive no bairro há mais de três décadas.

Comprometimento

De acordo com o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, as recomendações do prefeito Edvaldo Nogueira são dialogar com a população, buscar viabilidade técnica e resolver as demandas no menor tempo possível. "Sabemos que os problemas estruturais da cidade estão acumulados, mas a disposição em resolver é enorme e tenho certeza que, gradativamente, levaremos a cada bairro aquilo que for mais urgente", garante o presidente, ressaltando que o prefeito Edvaldo tem cobrado diariamente soluções para melhorar a vida das pessoas.

Ferrari explica que a problemática da Euclides Figueiredo é antiga, mas se agravou na gestão anterior por conta de um projeto de readequação geométrica incompatível com o parque urbanístico da via. "Tentar ampliar as medidas de uma avenida tão complexa e movimentada, como a Euclides, requer um estudo minucioso de médio e longo prazos no esteio da engenharia de tráfego, ordenamento urbanístico, impactos na mobilidade e compromisso social", conclui.

A obra

Neste momento inicial, a intenção é corrigir a canalização das águas pluviais que vêm do Moema Mary e se acumulam ao longo da avenida. Já foi feita a limpeza da rede de drenagem e recomposta a base de um trecho de cerca de 500 metros e em seguida colocado um novo piso asfáltico. Na manhã desta sexta-feira, 20, os trabalhos tiveram sequência e foram mobilizados cerca de 15 profissionais, máquina retroescavadeira e rolo para nivelar o solo onde já foram aplicadas, aproximadamente, 80 toneladas de asfalto.