Com o objetivo de garantir a segurança alimentar dos foliões que este ano irão brincar no Carnaval do Rasgadinho, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa), participou na manhã desta segunda-feira, 23, de uma reunião com a coordenação do Bloco para apresentar a RDC n°43, resolução que trata sobre a prestação de serviços de alimentação em eventos de massa. Essa RDC é aplicada em eventos públicos ou privados que envolvam um número maior que mil pessoas e indica, entre outras coisas, como deve ser feito o serviço de alimentação no evento e por qual tipo de treinamento os ambulantes devem passar.
A gerente de Alimentos da Covisa, Alaiza Moraes, explicou aos coordenadores do Rasgadinho como será feita a fiscalização e também entregou os formulários que devem ser preenchidos por todos os ambulantes. "Teremos uma fiscalização prévia antes do início do evento e também iremos atuar em todos os dias da festa, quando nossas equipes irão abordar os ambulantes que irão comercializar produtos tanto na parte externa quanto do lado de dentro do evento".
Na reunião ficou definido também que a nutricionista Isaura Cristina será a responsável técnica do Rasgadinho. A partir de agora todo o contato da Covisa com o bloco será feito através dela. A nutricionista irá cuidar de todos os detalhes relacionados à comercialização de alimentos para garantir o cumprimento das exigências sanitárias.
O coordenador de estruturas do Rasgadinho, Sérgio Viana, fez uma avaliação positiva da reunião de hoje. "É a primeira vez que temos esse contato mais próximo com a Vigilância Sanitária do Município e o encontro foi muito bom para esclarecermos todas as dúvidas. Posso garantir que iremos trabalhar para atender as normas estabelecidas na RDC e o ambulante que não cumprir as regras com certeza será retirado do evento", declarou.