Abraçando a campanha nacional Janeiro Branco, que tem como objetivo chamar a atenção da população para os cuidados com a saúde mental, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do programa Consultório na Rua, realizará nos dias 25, 26 e 31 deste mês, o Ruarte: Saúde Mental em Foco. A equipe multidisciplinar do programa, que é composta por médico clínico, enfermeiro, auxiliares de enfermagem, psicólogo, assistente social e agente redutor de danos, levará música, atividades lúdicas e palestra educativa para as pessoas em situação de rua.
Segundo a coordenadora do Consultório na Rua, Kamila Fialho, a proposta é conscientizar as pessoas sobre a importância dos cuidados com a saúde mental. "Precisamos trabalhar muito a questão da saúde mental com as pessoas em situação de rua. Queremos conscientizá-las e também alertá-las a como prevenir as doenças. Por isso, haverá palestra educativa sobre o assunto, música e atividades lúdicas para conseguirmos passar a mensagem de uma forma leve e descontraída", disse.
No dia 25, por exemplo, o Consultório na Rua irá a uma invasão localizada na avenida Augusto Franco (Rio de Janeiro) a partir das 19h, fazer a ação com as pessoas que estão morando no local. Já no dia 26, a equipe estará na Orla de Atalaia, às 18h, realizando o Corredor do Cuidado, em parceria com um movimento social.
"Na invasão teremos roda de conversa sobre os cuidados com a saúde mental e atividades com pintura. E na Orla de Atalaia, no dia 26, faremos o Corredor do Cuidado, que é uma prática interativa, onde se forma um corredor humano e as pessoas em situação de rua ficam passando pelo meio e são abraçadas e escutam palavras positivas e carinhosas. São atividades diferenciadas e que sempre agradam os participantes", afirma Kamila.
No dia 31, a ação será realizada no Restaurante Popular Padre Pedro, que fica no Centro da cidade, a partir das 10h30. Haverá também palestra sobre a saúde mental, música e atividades. "O restaurante é muito frequentado por pessoas em situação de rua e faremos lá também um trabalho interativo", conta a coordenadora.
Testes
Além das atividades, o Consultório fará também em todas as ações os testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C. De acordo com Kamila, se houver necessidade, as pessoas também poderão ser encaminhadas à rede de Saúde. "Realizaremos os testes e o Consultório na Rua tem um médico para fazer atendimentos e, caso haja necessidade, encaminhar as pessoas à rede de Saúde", conclui.