Vigilância Sanitária faz inspeção no supermercado Makro

Saúde
24/01/2017 16h09

Atendendo a uma solicitação do Ministério Público Estadual (MPE), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa), realizou nesta terça-feira, 24, uma inspeção no supermercado Makro, localizado na avenida Presidente Tancredo Neves, que sofreu um incêndio no dia 10 deste mês. A equipe da Vigilância averiguou as condições ambientais do local e também o destino que está sendo dado aos resíduos e ao material que não foi queimado.

Segundo Paulo Carneiro, gerente de Qualidade do Ar e do Solo da Covisa, a equipe encontrou alguns problemas no local, o que já era esperado devido ao incêndio, mas a empresa que está fazendo o serviço de demolição, segregação do material reciclado e a remediação dos passivos ambientais, foi orientada para tomar algumas providências.

"Os moradores da região têm reclamado do mau cheiro que está saindo dos destroços do supermercado e constatamos que o odor vem da área onde ficavam as câmeras frias, que armazenavam produtos de origem animal. A empresa responsável já fez a retirada do material orgânico e está removendo as ferragens, mas é necessário retirar todo o entulho daquela área o mais rápido possível para que seja feita uma grande limpeza no local. De fato, o odor está desagradável. Por isso, passamos orientações para a empresa para que ela tome algumas providências", conta.

Ainda de acordo com o gerente, a equipe também encontrou chorume no local. "Notamos que, em decorrência do trabalho da retroescavadeira, o chorume está indo para a pista, mas o chefe administrativo do supermercado disse que chegarão carretas para jogar areia em cima do chorume para que a coleta e o descarte adequado sejam feitos de forma adequada", disse.

Notificação

E o gerente de Alimentos e Serviços Veterinários da Covisa, Juliano Pereira, conta que a Vigilância enviará uma notificação a empresa que está fazendo os serviços no local para seja apresentado um plano de contingência.

Além disso, será entregue um relatório da inspeção ao Ministério Público do Estado de Sergipe (MPE-SE). "Enviaremos uma notificação para que a empresa acelere as providências que precisarão ser tomadas e queremos também que ela apresente o plano de contingência. E também entregaremos um relatório da inspeção ao MPE", declara Juliano.