Aracajuanos são atendidos pela Fundat em evento da Maurício de Nassau

Formação para o Trabalho
24/01/2017 16h16

Um encontro marcado por expectativas e vontade de encarar os desafios do mercado de trabalho. Assim foi a primeira edição do Encontro de Empregabilidade promovido pela Faculdade Maurício de Nassau, no último sábado, 21. O evento ocorreu das 9h às 12h e possibilitou aos mais de 500 aracajuanos presentes, diversas ofertas de capacitação e inserção ao campo profissional, por meio de palestras ligadas ao tema, pesquisas de orientação vocacional, elaboração e cadastro de currículo por meio de várias agências de emprego.

Uma delas foi a Agência do Trabalhador pertencente à Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), que durante toda a manhã realizou o processo de cadastro de currículo para serem direcionados às vagas de emprego solicitadas pelas empresas contratantes. O órgão também apresentou o catálogo de cursos de capacitação disponibilizados à população aracajuana e ofereceu dicas referentes à importância do aprendizado para a construção da carreira profissional.

Para a diretora de Empreendedorismo e Cooperativismo da Fundat, Rosana Amaral, estes espaços são formas de proporcionar ao indivíduo a chance de iniciar ou de se recolocar no mercado de trabalho. "Cada pessoa que esteve aqui trouxe consigo a esperança de encontrar-se profissionalmente e é nossa responsabilidade garantir a eles um caminho que os direcione às possibilidades de emprego", afirma a diretora.

Presente no encontro, o presidente da Fundat, Luiz Roberto Santana, parabenizou a Faculdade Maurício de Nassau pela iniciativa e disposição de oferecer a tantos cidadãos um espaço com esse fim. "Partilhamos o mesmo objetivo: inserir o cidadão no mercado de trabalho. Precisamos de parcerias como essa, que une o público e o privado. O momento do país pede que as forças sejam somadas e só assim venceremos o tão temido desemprego", reforma Luiz.

Segundo o diretor da Maurício de Nassau, Vagner Barreto, a partir da criação do Núcleo de Empregabilidade e Carreira voltado para promover estágios e emprego para os alunos, a Faculdade iniciou o desenvolvimento de ações voltadas a esta área. "Hoje, estamos com muitos parceiros, como a Fundat, que acreditaram na ideia, e estão oferecendo muitas oportunidades de trabalho", diz.

Perspectivas renovadas

Pedagoga e dona do próprio negócio no ramo de alimentação, Maria Corina, de 45 anos, decidiu cadastrar o currículo visando ampliar os horizontes de atuação. "Vim em busca de mais oportunidades na minha área ou em outra que eu tenha afinidade", diz a participante, enfatizando a relevância do evento. "Tudo é muito interessante, a partir do momento em que você tem o interesse em aprender", acredita.

Leninaldo Ferreira tem 27 anos e é formado em História. Para ele, a credibilidade transmitida pela Faculdade torna mais acessível a proximidade entre o cidadão e as agências de emprego como a Fundat. "Temos uma chance de entrar no mercado de trabalho, aqui a gente encontra todas elas [agências] em um só lugar", conta Leninaldo que almeja uma vaga profissional com o intuito de continuar investindo na sua carreira de historiador.