Preocupada em garantir um canal de diálogo sempre aberto com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), participou esta semana de uma reunião com a Associação de Usuários de Saúde Mental do Estado de Sergipe (Ausmes). O encontro foi realizado na sede da Associação, no centro da capital, e contou também com a presença de usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e familiares.
De acordo com o coordenador da Reaps, Dalmare Sá, a reunião foi uma solicitação da Ausmes com a finalidade de debater um planejamento de ações para este ano de 2017. "Colocamos em pauta alguns problemas que atualmente são enfrentados pelos Caps, a exemplo das questões de manutenção e a falta de oficineiros. Essa foi uma primeira conversa e os assuntos foram debatidos superficialmente, uma vez que ainda estamos no início da gestão e nesse momento não temos todas as respostas para dar aos usuários", explicou.
Ainda segundo Dalmare, esse encontro também foi importante para estreitar o relacionamento da Reaps com a Ausmes. "Deixamos bem claro que a Secretaria Municipal da Saúde, através da Rede de Atenção Psicossocial, estará sempre aberta ao diálogo com a Associação, entendemos que é dessa forma que tentaremos resolver todas as demandas que aparecerem e oferecer aos usuários um serviço cada vez melhor".
A Rede
Atualmente a Rede de Atenção Psicossocial (Reap) é composta por seis Centros de Atenção Psicossocial (Caps): três Caps III (transtorno mental), um Caps AD (álcool e drogas), um Caps Infantojuvenil e um Caps Infantil. Os Caps são importantes centros para inclusão social dos usuários da saúde mental e cada um deles atente atualmente aproximadamente 250 pessoas. A Reap abrange também a Unidade de Acolhimento Adulto, as Residências Terapêuticas e o Programa de Redução de Danos (PRD).