Dando continuidade ao projeto "Agora Aracaju vai ficar Limpa", a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), desenvolveu ações, nesta quinta-feira, 26, nos bairros Bugio, Jardim Centenário e São Carlos, além dos loteamentos Nova Liberdade, Estrela do Oriente, Anchietão e Bugio III.
O presidente da Emsurb, Mendonça Prado, e o prefeito Edvaldo Nogueira acompanharam o início das ações das equipes de limpeza na Praça Oswaldo Mendonça, no bairro Bugio. "Nossa cidade ficou muito abandonada durante os últimos meses. No Santa Maria havia uma concentração maior de lixo e entulhos acumulados, por isso começamos o projeto por lá. Em três dias de ações recolhemos mais de 600 toneladas de lixo e resíduos jogados irregularmente, sem contar com a coleta de lixo diária, que já foi regularizada", informou o prefeito Edvaldo Nogueira.
A previsão é que sejam coletadas mais de 100 toneladas de lixo e entulhos na região do Bugio. "As ações de hoje e amanhã no Bugio e adjacências, têm o objetivo de retirar o acúmulo existente em determinados pontos onde as pessoas fizeram como destino final em razão da irregularidade da limpeza. Estamos fazendo uma verdadeira faxina na cidade de Aracaju. Iniciamos pelos bairros Santa Maria e 17 de Março e na próxima quinta-feira iremos levar o projeto para o Coqueiral e Porto D'antas. Nosso objetivo é ajudar o prefeito Edvaldo Nogueira a manter o seu compromisso com a cidade de Aracaju", ressaltou o presidente da Emsurb, Mendonça Prado.
O diretor de operações da Emsurb, Roberto Gomes, explicou que o projeto, que tem como objetivo concluir, em um curto espaço de tempo, a limpeza de toda a cidade, foi dividido em duas etapas. Primeiro é feita uma operação específica de recolhimento de resíduos e posteriormente feito o embelezamento do bairro com serviços de varrição, capinação, pintura de guias e poda de árvores. Estão sendo utilizados 2 máquinas pá carregadeira, 8 caçambas, 2 caminhões compactadores e equipes de agentes de limpeza. A expectativa é que sejam recolhidas cerca de 3 mil toneladas de material quando o projeto for concluído.
Aprovação da população
O presidente da Associação de Moradores do Bugio, Aragão Barroso, ressaltou a importância do engajamento da população para manter a limpeza das ruas. "Sabemos que existem dificuldades, não adianta somente a Emsurb limpar as vias públicas, mas é preciso que os carroceiros e a população não deixem o lixo espalhado pelo bairro. Tenho certeza que a partir dessa gestão nossa cidade ficará mais organizada".
Para a comerciante do bairro, Valdeci Lima dos Santos, projetos como esse têm a aprovação da população. "Edvaldo Nogueira não tem nem mês que está à frente da Prefeitura e já está fazendo um bom trabalho. A cidade estava muito suja. Ele e Mendonça Prado estão de parabéns pela iniciativa desse projeto".