Covepi promove reunião estratégica com hospitais e maternidades de Aracaju

Saúde
26/01/2017 17h38
Início > Noticias > 70579

Na tarde desta quinta-feira, 26, a Coordenação de Vigilância Epidemiológica (Covepi) esteve reunida com as Comissões de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) e Comissões de Controle de Infecções Ambulatoriais (CCIA) de hospitais e maternidades de Aracaju para traçar o planejamento de atividades anuais. Realizada no Centro de Especialidades Médicas (Cemar) do Siqueira Campos, a reunião reuniu cerca de 80% dos coordenadores de equipes de controle epidemiológico dos hospitais da capital.

De acordo com a coordenadora da Covepi, Tânia Maria Santos, essa é a primeira de muitas reuniões que serão realizadas com essas comissões. "É em espaços como esse que a gente pode promover a integração entre a Covepi que trabalha todos os agravos de notificação compulsória e os hospitais de Aracaju, fazendo desse momento uma agenda muito importante para que mantenhamos um diálogo direto e possamos fortalecer essa parceria para que nesse ano tenhamos reuniões mensais e assim possamos traçar estratégias de prevenção para o surgimento de doenças infecciosas", afirmou.

A reunião tratou de questões como o trabalho da Covepi, como fazer notificações de casos suspeitos de doenças infecciosas nos hospitais, conduta dos profissionais, além da parceria entre a SMS e as coordenações de cada unidade hospitalar.

A infectologista e coordenadora do CCIH do Hospital Cirurgia, Mariela Cometki Assis, falou da importância de tratar as questões que envolvem a epidemiologia do município em parceria com a gestão. "É de grande importância que o município tenha esse olhar para que a gente possa estar participando junto e ativamente tanto das notificações, quanto do treinamento dos profissionais envolvidos nesses setores, para que a gente não deixe passar doenças contagiosas ou doenças de alta relevância dentro dos hospitais sem o conhecimento da gestão municipal de saúde", pontuou.