Com muita música, a equipe multidisciplinar do programa Consultório na Rua, que faz parte da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou nesta terça-feira, 31, uma ação em prol da saúde mental no restaurante popular Padre Pedro, localizado no Centro da cidade, com pessoas em situação de rua e vulnerabilidade. Cantando e interagindo com a equipe, quem estava no estabelecimento teve um momento de descontração e também de aprendizado.
Segundo Kamila Fialho, coordenadora do Consultório na Rua, com as músicas, a equipe alerta as pessoas sobre os cuidados com a saúde mental. "Estamos no Janeiro Branco, que é uma campanha nacional que chama a atenção da população para os cuidados com a saúde mental, e tivemos a ideia de trazer música para o Padre Pedro porque o restaurante é bastante frequentado por pessoas em situação de rua e vulnerabilidade. A musicoterapia já é utilizada na área da Saúde e queremos mostrar as pessoas que é importante dar uma parada no dia para sorrir, cantar e brincar", disse.
Ainda de acordo com ela, a equipe aproveitou a oportunidade também para conversar com as pessoas e passar orientações. "Enquanto cantamos, conversamos também com as pessoas e passamos orientações. Queremos conscientizá-los sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e fazemos isso de uma maneira leve e descontraída", afirma Kamila.
Transformação
O médico do programa, Edney Vasconcelos, que toca violão nas ações, ressalta que a música tem o poder de transformar. "Fico muito feliz porque quando toco violão as pessoas se aproximam da gente. É um momento muito especial. A música tem o poder de transformar e ela faz muito bem à saúde mental", conta.
O desempregado José dos Santos, por exemplo, acompanhou as músicas que foram tocadas e declara que ficou feliz com o momento de descontração. "Almoço aqui todos os dias, mas hoje foi diferente. A música deixou o ambiente muito mais leve e fiquei feliz com o momento de descontração. É bom que a gente esquece um pouco dos problemas da vida", comenta.