Prefeitura alcança mais de 500 mil pessoas no Facebook

Comunicação Social
02/02/2017 15h40

A página oficial da Prefeitura de Aracaju (PMA) na rede social Facebook acaba de atingir a marca de 567.894 pessoas alcançadas. O dado foi registrado pela própria rede e compreende ao período de 4 a 31 de janeiro de 2017.  Um recorde nunca obtido desde que a fanpage foi criada, em 2011. Nos últimos 28 dias, a página também conseguiu 53.507 internautas interagindo com as publicações, mais de 68 mil visualizações de vídeos - o que representa quase 1000% -, e chegou a aproximadamente 3 mil curtidas da página, superando os meses de outubro, novembro e dezembro de 2016.

De acordo com o diretor de mídias digitais da prefeitura, Danilo Aguiar, esse resultado reflete o cuidado com a produção dos conteúdos e com a linguagem diferenciada adotada para abordar os assuntos da comunicação institucional. "Não adianta estar na rede e não usar a mesma linguagem da rede. Quem navega ali só vai entender se eu falar a mesma língua, então a prefeitura se adequou. Para começar, falamos na primeira pessoa, em "nós", porque representamos um conjunto de governo. Quem vê uma publicação reconhece a gestão de forma geral. Foi o que nos fez alcançar esse resultado inicial", considerou.

Assim como no Facebook, a atual gestão também conseguiu criar um canal de comunicação direta com os aracajuanos em outras redes, alcançando resultados expressivos. "Na rede Twitter, por exemplo, tivemos 200 mil impressões. Não seguimos uma proposta específica porque estávamos finalizando o planejamento das ações, mas já conseguimos cumprir com a função de informar da melhor forma possível. Passamos a trabalhar com o acompanhamento de cada cerimônia, permitindo aos aracajuanos participar do que está acontecendo, mesmo não estando no local", completou.

Nova marca

A partir da próxima semana, o formato adotado para as redes sociais da prefeitura será aperfeiçoado e ganhará novos mecanismos de interação. "Com o lançamento da nova marca da prefeitura, que acontecerá na segunda, dia 6, vamos inaugurar também esse planejamento, essas novas possibilidades de ferramentas melhor aproveitadas, que começa a partir do visual. A prefeitura não quer ser apenas uma vitrine, ela quer ser um espaço seguro em que a população possa encontrar informação qualificada, que foi pensada pra ele, a partir daquela rede", anunciou o diretor de Mídias Digitais.

Danilo acrescenta que com as mudanças, a equipe - composta por profissionais de monitoramento, relacionamento, conteúdo e de cobertura - passará "a conversar com os internautas". "Não será mais, apenas, o veículo que dá a notícia, mas o que troca informações. Estamos consolidando a Agência Aracaju de Notícias (AAN), um produto da Secom, que é o setor responsável pela notícia oficial e, para isso, teremos o fortalecimento da Agência Aracaju nas redes com uma variedade de formatos. Vamos estar ao vivo, os principais eventos, em todas as plataformas que permitem esse tipo de transmissão e que temos interação construída: Youtube, Facebook, Instagram, Twitter. Estamos pensando com muito carinho para que seja algo palatável dentro das redes nesse universo web", frisou.