Com o salário em dia, servidores regularizam as contas

Agência Aracaju de Notícias
02/02/2017 14h45
Início > Noticias > 70658

Há 17 meses os servidores ativos e inativos não recebiam o pagamento em dia. Como prioridade da nova gestão, a regularização do salário dos servidores foi o foco desde antes mesmo de 2017 ter iniciado. Com os esforços para driblar a dívida da gestão anterior, no último dia 30, a Prefeitura de Aracaju realizou o pagamento de mais de 70% dos servidores, antecipando, desta forma, a previsão inicial de que os pagamentos começariam no dia 31 e se estenderiam até o quinto dia útil de fevereiro.

A antecipação também veio a beneficiar os aposentados e pensionistas, já que nesta terça-feira, 1º, a gestão começou a depositar os valores dos vencimentos dessas categorias, o que também estava previsto para o dia 7 e foi abreviado.

Um dos servidores que voltou a fazer planos com o salário foi João Carlos dos Santos que há 36 anos trabalha no Centro Administrativo. Para ele, é como se a nova gestão tivesse devolvido o sorriso dos servidores. "Todo o ano de 2016 foi difícil porque, por não termos noção de quando receberíamos o salário, não podíamos fazer planos com ele. Sinceramente, posso dizer que agora respiro um pouco mais aliviado", disse ao afirmar que já regularizou algumas contas.

Em pouco mais de quatro semanas, a nova gestão imprimiu um novo ritmo e após os primeiros 60 dias deste ano, quatro folhas salariais serão postas em dia. O pagamento do 13º salário, deixado em aberto pela gestão passada, foi quitado nos primeiros dez dias da atual administração. Foi priorizado o benefício dos recursos da repatriação e utilizados R$18 milhões, além de outros R$ 22 milhões dos recursos próprios para que o trabalhador pudesse receber o seu abono. No último dia 20, foi anunciado que todo o dinheiro arrecadado com o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) será utilizado para pagar em dia os salários dos servidores.

Para o guarda municipal Fábio Salviano, um dos reflexos da regularização dos salários é pagar contas logo no primeiro dia do mês. "Não me lembro da última vez que pude pagar uma conta já no primeiro dia útil do mês. Pude, já no início de fevereiro deste ano, regularizar, por exemplo, o pagamento do carnê do meu carro que estava em atraso. Além do décimo, do salário de janeiro e a opção de receber o mês de dezembro por meio de empréstimo, a prefeitura ainda pagou as férias de muitos servidores que nem tinham mais esperança de receber. Passamos por muito sofrimento e ansiedade ao longo dos últimos meses da gestão anterior, agora, estamos mais tranqüilos", afirmou.

Os aposentados eram a categoria que mais se queixava por não ter o salário em dia. Anteriormente, eles eram os últimos a receber, mas, as contas não esperavam para poder chegar em suas casas, como acontecia com dona Maria Helena Souza, aposentada da Educação. Segundo ela, durante 2016 as contas foram se acumulando. Antes, o pagamento dos aposentados era feito por letra e a M era a última a receber. "Cheguei a ficar mais de 60 dias sem ver um centavo em minha conta. Agora, saber que terei dinheiro no início do mês me causa uma satisfação sem tamanho. Fico ainda mais contente por saber que a folha será paga por inteiro e não mais por letra, como era feito antes e só nos prejudicava", destacou.

Alguns aposentados, como foi o caso de dona Maria Carmen de Oliveira, se precaveram para os dias difíceis e conseguiram não acumular dívidas. "Como os salários começaram a atrasar já em 2015, tive a intuição de segurar o meu décimo daquele ano e foi graças a isso que não fiquei mais apertada. Mas, vi muito amigo meu passando dificuldade, já que os aposentados só recebiam por último. Agora, eu só posso me sentir muito satisfeita e, inclusive, me planejar melhor", ressaltou ao exibir contente o boleto do IPTU pago, valor que, juntando com a arrecadação dos demais contribuintes, servirá para continuar a regularizar os salários dos servidores, como foi anunciado pelo prefeito Edvaldo Nogueira.