Saúde se reúne com SES para construir o Plano de Atenção Oncológica

Saúde
06/02/2017 15h28

Com o objetivo de melhorar e ampliar a assistência aos pacientes oncológicos, a coordenadora da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Waneska Barboza, e a consultora extraordinária para Assuntos Governamentais, Ana Débora Santana, se reuniram nesta segunda-feira, 6, com o secretário de Estado da Saúde (SES), Almeida Lima, e técnicos do órgão para discutir a construção do Plano Estadual de Atenção Oncológica.
 
Segundo Waneska, quando o Plano for concluído, o paciente oncológico terá acesso mais fácil ao sistema e tratamento. “Abrimos um grupo de discussão para a elaboração do Plano e firmamos uma parceria com o Estado porque estamos empenhados em garantir uma assistência digna ao paciente oncológico. E esse é o objetivo do Plano. Queremos melhorar e ampliar a assistência. Não queremos deixar ninguém sem assistência”, disse.
 
Ainda de acordo com ela, uma das propostas do Plano é habilitar o Hospital Universitário (HU) para também fazer procedimentos de oncologia. “Temos até o dia 28 deste mês para definir o Plano e para renovar as habilitações que temos com o Hospital João Alves e o Hospital Cirurgia, que são os que fazem atualmente os procedimentos de oncologia, como a radioterapia e quimioterapia, e paralelamente estamos estudando a possibilidade de também habilitar o HU para realizar estes procedimentos.”, afirma Waneska.
 
A consultora extraordinária para Assuntos Governamentais, Ana Débora, ressalta a importância de ampliar os serviços para a melhoria do tratamento aos pacientes oncológicos. “Compreendemos que precisamos ampliar a atenção oncológica. Temos hoje problemas de acesso ao sistema porque o Hospital João Alves e o Cirurgia têm dificuldades para dar conta da demanda. Por isso, estamos trabalhando para ampliar a assistência, habilitando o HU para também realizar procedimentos de oncologia. Queremos acabar com a peregrinação dos pacientes em busca de tratamento”, declara.
 
Estado
Já o secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, conta que a união de esforços entre o Município e Estado fará toda a diferença. “Estamos buscando meios para a ampliação dos serviços de oncologia e é extremamente importante a união de esforços entre o Município e Estado. Temos uma rede depauperada e precisamos mudar isso, tanto que já estamos tentando outros parceiros, como o Hospital Universitário, para ampliarmos os serviços”, disse.
 
Reunião
Também participaram da reunião a assessora técnica da Asplandi, Sayonara Carvalho, a assessora técnica do Núcleo de Controle, Avaliação e Auditoria e Regulação (Nucaar) da SMS, Carolina Teixeira e o assessor jurídico da Secretaria Municipal da Saúde, João Vitor.