Unidade de Saúde Ávila Nabuco é reformada após arrombamento

Saúde
08/02/2017 09h35
Início > Noticias > 70715

No último final de semana foi realizada uma força-tarefa para reparos na Unidade de Saúde da Família (USF) Ávila Nabuco, situada no conjunto Médici, que foi arrombada na madrugada de sexta-feira, 3.

Para o secretário municipal de Saúde, André Sotero, é preciso sempre dar uma resposta rápida à sociedade. "Não podemos deixar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) sofrendo por causa da ação de vândalos. Tudo o que estiver ao nosso alcance será executado em benefício da população, de maneira rápida, ágil. Esta é uma orientação do prefeito Edvaldo Nogueira para reconstruir a cidade da qualidade de vida, e que nós concordamos plenamente,", enfatizou.

De acordo com a engenheira Carla Cristina Fonseca, coordenadora da Infraestrutura da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), representantes da Guarda Municipal foram ver os pontos de vulnerabilidade da unidade no quesito segurança. "Eles nos disseram quais eram os pontos vulneráveis e nós corrigimos", explicou.

Segundo Carla, foram fechadas três caixas de ar-condicionado, trocadas as lâmpadas externas, e instalados novos refletores. "Colocamos o vidro no banheiro que não tinha, trocamos uma porta e a fechadura, aproveitamos e instalamos três ventiladores. Durante esta semana recolocaremos o portão lateral e consertaremos as janelas danificadas", informou a engenheira.

Ela disse ainda que as recomendações da Guarda Municipal foram executadas. "A Guarda Municipal vai a todas as unidades verificar os pontos vulneráveis para podermos corrigir. Tem USFs que necessitam de uma reforma geral, uma intervenção maior, mas isso acontecerá mais adiante", acrescentou.

A USF Ávila Nabuco não deixou de funcionar. "Na sexta-feira não vacinamos, porque os marginais deixaram a geladeira aberta e as vacinas foram perdidas. Mas no meio da manhã de segunda-feira, 5, o novo estoque de vacina chegou e estamos vacinando normalmente", esclareceu Zaíra Monteiro, apoiadora administrativa da região que engloba esta unidade de saúde.