"Não temos dívida com a Cavo", informa presidente da Emsurb

Serviços Urbanos
08/02/2017 12h07
Início > Noticias > 70721

O presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Mendonça Prado, informou que a Prefeitura de Aracaju poderá multar ainda na tarde desta quarta-feira, 8, a empresa Cavo pela paralisação do serviço de coleta de lixo na capital. A declaração foi feita durante a manhã, em entrevista aos programas de rádios da Mix FM e Fan FM.

Segundo Mendonça, a suspensão dos serviços por parte dos agentes de limpeza deve ser solucionada pela empresa, que já recebeu o pagamento da parcela da prefeitura de Aracaju. O presidente da empresa municipal salienta que a administração pública e a população de Aracaju não têm culpa da interpretação do contrato entre os garis e empresa privada. "Nós não temos nenhuma dívida com a empresa Cavo e a empresa inclusive é ciente disso, reconhece o esforço que tem sido feito pelos diretores da Emsurb e sabe perfeitamente que a administração atual já atendeu uma solicitação feita por ela", esclareceu Prado.

Ele disse esperar da empresa uma limpeza pública eficiente e que ela obedeça as normas contratuais, sob pena de receber um sanção. "Nós não vamos admitir que aconteça o que aconteceu no ano passado, quando Aracaju ficou com uma série de acúmulo de lixo em diversas localidades, com resíduos colocados em lugares inadequados. Nós queremos que ela retome suas atividades imediatamente e isso não acontecendo, nós vamos multar a empresa em função do descumprimento do contrato", explicou.

Ainda segundo Mendonça Prado, a Cavo já foi notificada algumas vezes em função de situações de paralisação dos serviços anteriores, por conta disso não caberá mais uma simples notificação, mas sim uma punição mais severa. A análise do caso já está sendo realizada pela assessoria jurídica do órgão municipal, que estabelecerá uma nova punição e isso poderá ir até a rescisão do contrato.

O dirigente municipal também rebateu nota pública da empresa, que alega existir uma dívida de R$ 50 milhões da prefeitura com a Estre Ambiental e, devido à Cavo ser uma empresa do mesmo grupo, ela também está fazendo restrições sobre a coleta do lixo. "A Prefeitura de Aracaju não está devendo à empresa Estre nesta gestão. O passivo anterior está regulamentado através de decreto. Portanto, nós estamos em dia com as duas empresas", pontuou.

O presidente da Emsurb informou ainda que a gestão irá auditar o contrato das duas empresas. "Para que possamos saber o que de fato está acontecendo e ter uma compreensão melhor sobre essas duas empresas, que lidam com a administração pública como se fosse uma única  empresa, um único prestador de serviço para o município e não dois, nós vamos fazer a interpretação que deve ser feita  para que a administração pública e a população de Aracaju não sofram prejuízos em razão desse tipo de atitude que estamos constatando em razão desta única nota emitida", disse, destacando que a falta de limpeza pública coloca em risco não apenas o visual de uma cidade, mas a saúde da população.