Saúde e Assistência Social debatem ações para pessoas em situação de rua

Saúde
08/02/2017 16h27
Início > Noticias > 70730

Construir uma agenda de ações compartilhadas para pessoas que vivem em situação de rua de acordo com a política de equidade. Este foi o objetivo da primeira reunião de integração de setores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).  O encontro foi realizado na manhã desta quarta-feira, 8, no auditório do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar).

Conforme Kátia Aragão, coordenadora de Promoção à Saúde da SMS, esta é uma reunião intersetorial que envolve profissionais da Coordenação de Promoção à Saúde (Cops), dos Programas de Redução de Danos (PRD) e Consultório na Rua, bem como do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) da Semasc.

“Precisamos juntar os equipamentos da Saúde e da Secretaria de Assistência Social para unificar as ações, porque são vários profissionais e cada um tem a sua própria experiência. Aqui é um espaço de troca de conhecimentos”, disse Kamila Fialho, coordenadora do Programa Consultório na Rua da SMS.

Compartilha da mesma ideia, o psicólogo Vagner Mendonça, coordenador do PRD, ligado à Rede de Atenção Psicossocial (Reaps) da SMS. “Nosso programa faz abordagens educativas em saúde para profissionais do sexo e pessoas em situação de rua. Então, devemos partilhar a nossa vivência para construirmos um plano de ações integradas”, informou Vagner.

Para a assistente social, Lucimeire Amorim, gerente de Média Complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) da Semasc, é uma importante iniciativa da SMS buscar políticas públicas mais integrativas e ofertar à sociedade um trabalho conjunto com outras secretarias. “Nós temos uma equipe multiprofissional nos vários centros da Semasc e juntando todos estes conhecimentos dos profissionais poderemos ofertar um trabalho de qualidade para uma população vulnerável”, pontuou Lucimeire.

Trabalho articulado

Segundo Luiz Cláudio Soares, assessor da Área Técnica da Promoção da Equidade da SMS, uma diretriz da atual gestão municipal é um olhar especial para o enfrentamento das desigualdades sociais. “Por isso já estamos nos reunindo com várias áreas da Prefeitura de Aracaju para fazer um trabalho articulado, focando nas pessoas em situação de vulnerabilidade social e visando a equidade”, enfatizou Luiz Cláudio.