Nesta quinta-feira, 9, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Coordenação da Vigilância Sanitária de Aracaju (Covisa), deu início à primeira turma do curso de Higiene e Manipulação de Alimentos (8h) ofertada aos ambulantes que pretendem trabalhar nas festas do período carnavalesco da capital.
A capacitação é feita pelo Senac e, segundo o instrutor Cássio Campos, abrange os aspectos ligados à higienização pessoal, do ambiente e utensílios, os cuidados na hora da compra, armazenamento e comercialização dos produtos, noções de microrganismos nocivos que podem existir nos alimentos, além de dicas sobre atendimento e comportamento.
"O principal objetivo é conscientizá-los a respeito da necessidade de preparar, expor e comercializar os alimentos corretamente para evitar o risco de contaminação, prejudicando o consumidor, é um compromisso com cada ser humano", afirma Cássio, salientando o comprometimento que cada participante deve ter com a capacitação. "O curso vai orientar, mas a responsabilidade é de cada um de vocês", diz.
Para a diretora de Formação Profissional da Fundat, Selma França, é fundamental que os ambulantes aprendam e coloquem em prática todo o conhecimento adquirido. "Se vocês se colocarem no lugar do cliente perceberão o quão necessário é profissionalizar este serviço", ressalta a diretora.
Ambulantes
Vanailde de Freitas, 47, conta que esta é uma oportunidade de aprender como lidar com os alimentos, a congelá-los da maneira ideal, além das dicas de limpeza pessoal e do ambiente. "Aprendo bastante, eu gosto e ainda é gratuito", comenta a participante, que trabalha como ambulante há mais de 25 anos.
Desde pequeno, Robson Almeida, 30, conhece os desafios da profissão de ambulante. "Minha mãe me levava no colo para a barraca, eu praticamente nasci lá", relata Robson, que hoje continua com trabalho de ambulante iniciado pela mãe. "O curso é bom para a gente ter uma melhoria, cada vez mais a gente aprende porque sempre tem uma novidade", acredita o comerciante, que também possui um ponto fixo de comercialização de lanches.