Com olhares vibrantes, curiosos e atentos usuários da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps) atendidos pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Aracaju, estiveram no cinema público do Centro Cultural da capital na tarde desta sexta-feira, 10, para conhecer a história de vida do ilustre Arthur Bispo do Rosário. Em exibição o filme “O Senhor do Labirinto”, conta a vida de um sergipano esquizofrênico que passou boa parte de sua vida internado na colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro.
De acordo com o coordenador da Reaps, Dalmare Bezerra, um dia de atividade diferente faz parte do processo de inclusão dos usuários. “Muitos nunca estiveram no cinema e hoje, além de tudo, estão tendo a oportunidade de conhecer a história de alguém que tem semelhanças com eles, que viveu com problemas psiquiátricos e que, apesar disso, é considerado por muitos como um gênio. É parte do nosso trabalho viabilizar espaços de lazer em que eles possam sair um pouco do ambiente institucional do Caps”, afirmou.
Atendido pelo Caps Arthur Bispo, o adolescente Adrian Gabriel, falou sobre a expectativa de conhecer um pouco mais sobre a vida de alguém que está sempre presente na rotina diária do Centro. “É bem legal poder ver o filme nessa telona grande e também saber quem foi esse homem que a gente vê tanto as pessoas falarem lá no Caps, estou muito empolgado e feliz por ter um dia assim diferente”, disse sorridente.
Para a coordenadora Alessandra Aragão, essa é também uma oportunidade para ressocialização dos usuários. “O processo de inserir novamente cada um deles na sociedade deve incluir atividades lúdicas, esse convívio social e afins. É por isso que momentos como esse contemplam esse papel de promover a interação entre usuários de diferentes idades, atendidos por diferentes Caps e com especificidades próprias”, pontuou.