Com música, usuários dos Caps iniciam mobilização para o Carnaval 2017

Saúde
13/02/2017 15h12
Início > Noticias > 70780

Com batuque e alegria, o “Bloco To Chegando”, que é composto por usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que fazem parte da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), começou nesta segunda-feira, 13, a mobilizar a comunidade e também os trabalhadores da rede de Saúde para participarem do “CarnaCaps – Na onda da alegria”, que será realizado no dia 23 deste mês, a partir das 14h, na praça General Valadão, no Centro da cidade.

O bloco iniciou a mobilização pela sede da SMS, na rua Sergipe, no bairro Siqueira Campos, convidando o secretário Municipal da Saúde, André Sotero, e demais servidores para o CarnaCaps. Segundo Dalmare Sá, coordenador da Reaps, o bloco é importante também para mostrar a todos que os usuários têm talento, gostam de arte e de sair para interagir com os trabalhadores e a comunidade.

“Viemos convidar o secretário André Sotero e os servidores para o CarnaCaps que será uma grande festa. Além disso, com o bloco, mostramos a todos que os usuários têm talento, gostam de arte e também de sair para interagir com outras pessoas. Queremos diminuir os estigmas que existem em cima dos usuários de saúde mental. Por isso, juntamos os usuários de vários Caps, que são participantes da oficina de percussão, e estamos mobilizando servidores e a comunidade para todos participarem do nosso carnaval”, disse.

Ainda de acordo com ele, os usuários que participam da oficina têm apresentado melhoras. “Quem está na oficina apresenta melhoras muito significativas no tratamento. É fato que a arte faz muito bem a saúde mental. Os usuários se distraem, aprendem a tocar um instrumento e, consequentemente, ficam felizes, o que é muito importante para o tratamento”, afirma Dalmare Sá.
O secretário André Sotero recebeu o “Bloco To Chegando” com muito entusiasmo. “Eles trouxeram alegria para o ambiente de trabalho e mostraram o resultado de um trabalho muito bem feito pela Reaps. Essa integração dos usuários com a comunidade é muito importante e a gente vê a alegria deles. Fiquei muito feliz”, declara.

Batucada

A dona de casa Maria de Souza Farias, que é usuária do Caps, conta que aprendeu a tocar bumbo na oficina e, hoje, ela é uma pessoa mais feliz. “Faço parte da oficina de percussão e isso me distrai muito. Aprendi a tocar bumbo e estou adorando. Hoje, sou uma pessoa muito mais feliz e vou aproveitar o CarnaCaps para me divertir muito”, disse.
Já o estudante Leonardo Ferreira, também usuário do Caps, aprendeu a tocar tambor. “Não entendia nada de música e agora já sei tocar até tambor. Estou aprendendo cada vez mais e adorando. Fazer parte da oficina e tocar um instrumento me faz bem. Sinto-me outra pessoa”, contou.

Diante da melhora dos usuários, o professor da oficina de percussão, Alan Moncorvo, ressaltou a importância do projeto. “Esse tipo de atividade é fundamental para o tratamento. Tem paciente que deixou de usar medicamentos depois que passou a fazer parte da oficina. O projeto começou no Caps David Capistrano, mas hoje já temos alunos de outros Caps também. E queremos estender ainda mais o projeto”, declarou.

USFs

O “Bloco To Chegando” passará também por várias Unidades de Saúde da Família (USFs) para convidar os usuários dos postos de saúde, trabalhadores e a comunidade. “Ainda nesta segunda-feira vamos à unidade José Machado e na Francisco Fonseca. No decorrer da semana iremos a outras. Queremos convidar os usuários dos postos de saúde, trabalhadores e também a comunidade porque a participação de todos é muito importante”, frisou Dalmare Sá, coordenador do Reaps.