Colegiado Interfederativo Regional debate novas ações para Saúde em Aracaju e região

Saúde
20/02/2017 17h30
Início > Notícias > Colegiado Interfederativo Regional debate novas ações para Saúde em Aracaju e região

Foi realizada na tarde desta segunda-feira, 20, a primeira reunião de 2017 do Colegiado Interfederativo Regional (CIR/Aracaju). O colegiado, que reúne os secretários de Saúde dos oito municípios que compõem a região da grande Aracaju, tem como objetivo atualizar informações, apontar novas demandas e traçar estratégias para dar celeridade aos serviços de saúde dos usuários do SUS de cada região. Na oportunidade foi realizada a eleição da nova coordenação do CIR, além da apresentação de novos projetos e ações.

De acordo com a secretária executiva do Colegiado, Kátia Cristina de Oliveira, a principal função da reunião foi dar continuidade as pactuações já estabelecidas, além de avaliar novas propostas. “A gente discute tudo que se refere aos serviços de saúde prestados pelos municípios, então hoje, além da eleição da coordenação, tivemos em pauta temas como o contrato com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) pela rede da pessoa com deficiência da Secretaria de Saúde de Aracaju, devolução dos recursos das unidades de saúde não executados pela gestão anterior, a execução do plano de ação da dengue na sala de situação municipal, entre outros”, discorreu.

Formado pelos municípios de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Divina Pastora, Itaporanga D´ajuda, Laranjeiras, Riachuelo, Santa Rosa de Lima e São Cristóvão, o CIR fomenta o compartilhamento do debate em torno de problemas comuns na área da Saúde na região. Realizada no auditório da Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (Divisa), a reunião tratou ainda da proposta de um serviço de mamografia de unidade móvel, do curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular (EdpopSUS), da renovação da habilitação do Hospital Cirurgia (UNACON) e habilitação do Hospital Universitário (CACON), contemplados no Plano Estadual da Rede Oncológica, e habilitação do Serviço de Sentinela Influenza no município de Aracaju.