Prefeitura trabalha na Zona de Expansão

Obras e Urbanização
23/02/2017 13h40
Início > Notícias > Prefeitura trabalha na Zona de Expansão

As ruas do residencial Costa Verde, localizado na zona de Expansão, estão passando por uma transformação urbanística essencial para a infraestrutura e mobilidade dos moradores e transeuntes. Nos últimos dias, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), trabalha em cerca de dez ruas que ainda não possuem pavimento asfáltico, executando serviços primários de terraplenagem e nivelamento do solo. O paliativo busca resolver de forma imediata problemas de alagamentos de tráfego, como explica o técnico Valter Chagas.

"Estas vias apresentavam alguns percalços e os moradores buscaram a Emurb para resolvê-los. Imediatamente fomos orientados pelo presidente Sérgio Ferrari a fazer um levantamento e em seguida desenvolver algum tipo de ação que melhorasse o estado de conservação das ruas do Costa Verde", afirma o servidor da empresa municipal.

Na manhã desta quinta-feira, 23, uma máquina patrol deu sequencia às melhorias promovidas pela atual gestão que em pouco menos de dois meses tem buscado resolver os problemas acumulados dos últimos quatro anos. A rua Vereador Flodualdo Moura recebeu melhorias na parte de sua extensão que ainda não há pavimento.

"Esta retomada do trabalho cotidiano que contemple toda a cidade através de projeto urbanístico que respeite a legislação e concilie políticas públicas de saneamento, mobilidade e bem-estar social para os aracajuanos é a meta do prefeito Edvaldo Nogueira nesta sua volta ao Governo Municipal. No caso da Zona de Expansão, uma área com 77 km² dos 188 km² de todo o território da capital, além deste trabalho mais pontual que realizamos, o prefeito Edvaldo tem por objetivo desenvolver um amplo projeto de desenvolvimento urbano mas que proteja as características originais da Zona de Expansão", informa Sérgio Ferrari, presidente da Emurb.

Características

Correspondendo a cerca de 40% do território do Município, a Zona de Expansão de Aracaju tem como características a presença de vazios urbanos existentes na cidade e nos últimos anos tem atraído empreendimentos que significaram um verdadeiro "boom imobiliário". O censo demográfico realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) registrou cerca de 30 mil habitantes residindo nos diversos complexos residenciais que compõem a área.

Definida pela Lei Municipal 873, de 1º de outubro de 1982, esta região compreende a porção sul da cidade e tem como limites, o rio Vaza-Barris e o canal Santa Maria ao sul, o Oceano Atlântico a leste, o município de São Cristóvão a oeste e ao norte, com o bairro Aeroporto. A ZEU também é regulamentada como Área de Diretrizes Especiais de Interesse Ambiental (AIA) devido a presença das dunas, lagoas, vegetação nativa e parques ecológicos constituindo Áreas de Proteção e de Preservação Ambiental. Além disso, a faixa litorânea em toda extensão do Oceano Atlântico recebe a classificação Área de Interesse Urbanístico (AIU).