Na manhã desta terça-feira, 7, o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Cesar Viana, se reuniu com representantes do Movimento Ambientalista Jabotiana Viva, na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). A reunião teve por intuito atender algumas reivindicações dos moradores do bairro Jabotiana, um dos últimos locais de Aracaju a possuir alto índice de áreas verdes.
Na oportunidade, foi discutida a questão da ampliação do Parque Natural Municipal do Poxim, que está localizado dentro dos limites dos bairros Inácio Barbosa, Farolândia e São Conrado, sendo a sua parte leste banhada pelo rio Poxim. O Parque é uma das áreas remanescentes de vegetação nativa de Aracaju.
“Fizemos algumas reivindicações, a exemplo da ampliação do Parque do Poxim, que contempla também a área do bairro Jabotiana, uma área verde suscetível a enchentes. Solicitamos uma maior integração da Sema com outros órgãos ambientalistas responsáveis pela problemática das enchentes, no sentido de monitorar o rio Poxim”, relata o primeiro secretário do Jabotiana Viva, Wanderley Corrêa.
Outro ponto discutido na reunião foi a respeito da coleta seletiva do bairro que, de acordo com Wanderley Corrêa, é um problema recorrente do local. “Muitos moradores daqui acham a coleta seletiva importante, mas às vezes não sabem como fazer e não procuram se informar. A gente sabe dessa cultura. Por isso, estamos com um projeto de coleta seletiva no nosso bairro, que está previsto para ser lançado em abril”, declara.
Na reunião também foi apresentado aos representantes do movimento o Programa da Sema “Nosso Pomar” cujo objetivo é distribuir e plantar em escolas, residências, condomínios, praças públicas e demais localidades interessadas, cerca de 8.000 mudas de 13 espécies frutíferas.
“A gente tem muito interesse de ampliar a arborização do Jabotiana. Nós sabemos que o nosso bairro é um dos últimos da capital com áreas verdes e não queremos perder essa característica. Queremos contribuir e envolver os moradores no plantio das árvores”, pontua Corrêa.