O prefeito Edvaldo Nogueira acompanhou, nesta sexta-feira (7), o mutirão de limpeza e manutenção da Praça Olímpio Campos, realizado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Na ação, a prefeitura demoliu três viveiros existentes no local, que estavam servindo como espaço para o uso de drogas, a prática de crimes e o acúmulo de lixo. O mutirão envolveu limpeza geral, varrição, pintura de guias, poda de árvores e jardinagem.
“Nosso objetivo é expandir as ações de preservação dos espaços verdes da nossa cidade, de modo que estes mutirões de limpeza e manutenção das praças, que foram iniciados anteontem no Parque da Sementeira, se estenderão por todos os bairros de Aracaju. Além disso, a ação na Praça Olímpio Campos tem outro significado, uma vez que a demolição destes três viveiros é uma forma de garantir mais segurança para quem transita na praça e também como forma de mostrar o nosso pensamento sobre a proteção aos animais. Somos contrários a manutenção de animais em viveiros, iremos atuar contra o maltrato de animais. Os pássaros devem estar livres na natureza”, afirmou o prefeito. “No local dos viveiros, iremos plantar palmeiras para embelezar a praça”, frisou.
O presidente da Emsurb, Mendonça Prado, corroborou com a posição do prefeito. “Vivemos um período em que as políticas públicas de defesa e proteção dos animais têm grande aceitação da sociedade. Por esta razão, dentro de uma política moderna estabelecida pelo prefeito Edvaldo Nogueira para Aracaju, estamos acabando com estes viveiros e ampliando os espaços dentro das praças de lazer para as famílias”, ressaltou.
O funcionário público Marcos Ceará, que há bastante tempo pleiteava a retirada dos viveiros, acompanhou a ação da Emsurb e comemorou a mudança. “Me sinto contemplado e emocionado com esta ação, porque hoje é o meu aniversário e não teria melhor presente do que a desativação destes viveiros. Há quatro anos, eu vinha lutando por esta retirada e, em apenas três meses, o prefeito Edvaldo Nogueira determinou a remoção. Estou muito satisfeito”, disse.
O fiscal da feira de artesãos instalada na praça, Eduardo Dias, também elogiou o mutirão e a demolição dos viveiros. “Era um local de uso de drogas, de situações de risco. A retirada vai melhorar a praça, trazer mais segurança. É uma ação positiva, uma iniciativa louvável. Qualquer pessoa vai concordar”, destacou.
Mutirões
Os mutirões de limpeza e manutenção das praças foram iniciados na última quarta-feira (5), no Parque da Sementeira. Nos próximos dias, o programa se estenderá às praças do bairro Industrial e Inácio Barbosa.