Gestores da Atenção Primária conversam com médicos da Saúde da Família

Saúde
02/05/2017 15h13
Início > Noticias > 71691

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reuniu os médicos que trabalham nas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF’s) para apresentar os gestores da Diretoria de Atenção à Saúde (DAS), bem como fazer uma grande rodada de discussão e escuta das necessidades enfrentadas por estes profissionais da Rede de Atenção Primária (Reap). O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira, 2, no auditório do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed).

A médica e consultora extraordinária para Assuntos Governamentais da SMS, Ana Débora Santana, apresentou o novo coordenador da Reap, o odontólogo Carlos Pilz, e anunciou a nova função do médico André Baião, que é coordenador do Apoio Institucional, atuando na discussão dos processos de trabalho dos profissionais das Unidades de Saúde da Família (USF’s). A gestora disse ainda que a Coordenação de Educação Permanente (CEPS), sob responsabilidade do coordenador João Cavalcante, vai proporcionar uma melhor qualificação dos profissionais da atenção básica.

Segundo Guadalupe Ferreira, diretora de Atenção à Saúde, esta reunião serviu para discutir os processos de trabalho dos profissionais. “Debatemos sobre a recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre a carga horária, a implantação do ponto eletrônico em todas as unidades até junho, e ouvimos as queixas dos problemas que eles enfrentam, dos quais muitos já tínhamos conhecimento e já estamos buscando as soluções”, explicou Guadalupe. Segundo ela, está sendo feito um levantamento sobre as necessidades de equipamentos das unidades.

Roda de Conversa

O coordenador da Reap, Carlos Pilz, disse que esta reunião é a primeira de muitos diálogos que ainda irão acontecer. “Estamos iniciando esta roda de conversa com os médicos, mas na sequência discutiremos com todas as categorias profissionais”, informou. Ele ainda apresentou a reorganização dos processos de trabalho e falou sobre o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). A médica Karla Magali conversou sobre a Saúde do Trabalhador da rede.

Para a médica da USF Fernando Sampaio e diretora do Sindimed, Glória Tereza Lopes, a ação foi positiva. “Foi uma boa iniciativa da gestão. Nós temos muitos anseios e necessidades. Foi bom ouvirmos os gestores e sermos ouvidos por eles. Nós temos empenho técnico e sugestões e eles nos deram este espaço”, enfatizou a médica.