Com o objetivo de trabalhar a educação ambiental e alimentação saudável, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Bebé Tiúba participaram nesta quarta-feira, 3, de mais uma ação do projeto "Horta na escola", que três vezes por semana promove o cultivo e cuidado da horta. Além da plantação de hortaliças a equipe da escola faz um trabalho de arborização com árvores frutíferas sergipanas.
De acordo com a diretora, Auridete Santana Nascimento Carvalho, o projeto já faz parte do plano pedagógico da escola, uma ação muito importante para os alunos. "Nosso projeto de educação ambiental faz parte do PPP - Projeto Político Pedagógico. Acredito muito nessas ações que engrandecem a escola, acho que a participação dos nossos estudantes é de fundamental importância, pois eles utilizam na prática tudo que foi ensinado na teoria", ressalta.
O supervisor da horta, professor Anderson Santana Santos, explica que os alunos participam de todos os processos, desde a plantação, do cultivo até a colheita. "Estou com eles na segunda, quarta e sexta-feira, acompanhando e orientando, mas são eles que fazem o plantio e participam de todos os procedimentos para o cultivo", relata.
"Queremos mostrar a importância da água para nosso planeta, os hábitos saudáveis, a importância econômica e os benefícios de ter uma horta na escola. Usamos materiais orgânicos, pegamos cascas de verduras e alimentos que sobram da merenda escolar para poder utilizar na horta", completa Anderson.
O aluno do 2º ano, Carlos Daniel dos Santos, relata sua felicidade em participar do projeto, pois além de cuidar do meio ambiente aprende a cuidar da horta. "Eu plantei pimentão e coentro, gosto muito de participar de mexer com a terra, aprendi que os alimentos que minha mãe prepara em casa vêm da horta", conta.