Nuprin incentiva criatividade e inovação em Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
10/05/2017 11h10
Início > Noticias > 71742

O Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), é o responsável por fomentar a criatividade e inovação das ações de promoção à saúde em Aracaju. O apoio e execução de todos os projetos criativos do Núcleo são colocados em prática baseando-se em políticas nacionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Nuprin foi criado há sete anos, na gestão anterior do prefeito Edvaldo Nogueira, como uma experiência, e deu certo. Hoje, é considerado uma referência, por ser o único do Brasil que desenvolve essa área dentro de uma pasta da saúde. Além disso, todo o seu trabalho é executado em parcerias, sem utilização de verbas.

"O Núcleo sobreviveu devido a sua aproximação com as pessoas, que se encontram nesse modo de pensar a saúde de uma forma leve, buscando a essência de uma forma mais simples do que a maioria das pessoas pensa", acredita Murilo Andrade, artista plástico e coordenador do Nuprin desde a fundação.

As políticas nacionais de Humanização (PNH), de Educação Popular em Saúde (PNEPS) e de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPICS) norteiam o trabalho do Núcleo, dialogando entre si, buscando fazer com que a gestão delas seja permeada pela arte e trazendo leveza às ações.

O objetivo principal do Nuprin sempre foi fazer com que essas políticas públicas aconteçam em Aracaju a partir de projetos inovadores. "Buscamos lidar com os usuários da saúde de uma forma mais humana, desenvolvendo a qualidade de vida deles através da arte. Afinal, quando se trata de política de humanização, a máquina somos nós", ressalta.

Para Murilo Andrade, esse núcleo poderia ser aplicado em várias secretarias. "Estamos passando por um processo no mundo em que sentimos falta da humanização em todos os lugares. Às vezes, as pessoas precisam do mínimo: atenção e um sorriso", acredita.

Através do Nuprin, são pensadas ações de valorização do trabalho e do trabalhador e incentivo à cogestão, como também para a prática de atividades físicas e a utilização de tratamentos naturais e de conhecimento popular aliados à ciência, como acupuntura, auriculoacupuntura (acupuntura auricular) e chás medicinais.

"Costumo dizer que seria interessante que um dia esse Núcleo não precisasse mais existir, porque a criatividade é algo inerente ao ser humano. As pessoas devem passar a trabalhar a criatividade como mais uma das ferramentas e áreas de conhecimento possíveis. Todo mundo tem potência para ser criativo", estimula.

Projetos

Sempre estimulando alternativas inovadoras, o Nuprin desenvolve diversos projetos constantemente: a oferta de apoio institucional, que atua com grupos de gestão visando a utilização de tecnologias leves no cotidiano; as práticas integrativas, para mobilização e acompanhamento dos profissionais da Atenção Básica para capacitações; Sons no SUS, que leva a música para trabalhadores, usuários e familiares do SUS, para melhoria da qualidade do ambiente da saúde; Curta SUS, que busca sensibilizar diferentes públicos e os levar a discutir questões relacionadas à saúde física e mental a partir da exibição de curtas metragens; CineSUSgestão, que utiliza o cinema como dispositivo para que os gestores possam discutir os serviços oferecidos aos usuários do SUS; Programa Saúde na Escola (PSE), que desenvolve ações de promoção, prevenção e atenção à saúde para a comunidade escolar.

Além disso, em parceria com a assessoria de Comunicação da SMS, o Núcleo está realizando uma pesquisa com os gestores para identificar a atual situação das mídias sociais e saber como utilizá-las como potência nas unidades e núcleos da saúde. Como também, buscando digitalizar a cartilha informativa "Um passeio pelo SUS Aracaju", para garantir um maior número de acessos à população.