Para aquecer o grupo, o Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin) realizou uma dinâmica logo no início da reunião. O trabalho foi inspirado no Teatro Imagem, técnica do dramaturgo Augusto Boal. "Construímos alguns ‘espelhos' de como o grupo está, de como deveria estar e quais os caminhos possíveis pra chegar nesse lugar melhor. Nós acreditamos que algumas situações são mais facilmente traduzidas com a utilização da arte, por isso o Núcleo de Projetos Inovadores faz questão de trabalhar constantemente a humanização em saúde articulada com o conhecimento artístico", explicou Murilo Andrade, coordenador do Nuprin.
O novo coordenador da Reap, o odontólogo Carlos Pilz, ressaltou a importância de envolver a equipe em encontros como este. "Nós já tomamos conhecimento da real situação das nossas unidades e agora a gente precisa transcender. Para isso, estamos realizando esse primeiro momento de planejamento da atenção primária com o objetivo de tocar para frente o projeto de governo do prefeito Edvaldo Nogueira e do secretário da Saúde, André Sotero. Essa é a hora de debater e definir como a gente vai desenvolver as ações prioritárias dessa gestão".
Entre essas prioridades, Carlos Pilz destacou a qualificação dos serviços de saúde da atenção primária através da melhoria dos ambientes. A informatização, a climatização e o abastecimento de todas as 44 unidades de saúde com medicamentos, insumos são as maiores preocupações nesse momento. "Para esse primeiro ano a nossa meta é climatizar os consultórios e assim oferecer uma melhor condição de trabalho para todos os profissionais da rede e um conforto melhor para os usuários. Também queremos garantir que os pacientes do SUS não sofram mais com falta de medicamentos e insumos dentro das USF's".
Qualificação profissional
Outro eixo debatido no encontro foi a valorização dos trabalhadores da Rede de Atenção Primária. "A gente está fechando parcerias com o Ceps, planejando treinamentos e capacitações com algumas universidades, porque a gente entende que para fazer um sistema de saúde diferente a gente precisa qualificar cada vez mais os nossos trabalhadores", pontuou o coordenador da Reap.