O prefeito Edvaldo Nogueira prestigiou, na noite desta segunda-feira (8), o lançamento do novo serviço da Junta Comercial de Sergipe, o “Jucese Digital”, através do qual o empresário pode realizar diversas atividades e solicitar serviços relacionados à emissão de documentos e alteração na constituição do seu negócio pela internet. Na solenidade, que reuniu o setor empresarial, contadores e gestores públicos, Edvaldo ressaltou a importância de iniciativas, como a da Jucese, que colocam a tecnologia como aliada da gestão pública. O evento fez parte da agenda de comemorações pelos 120 anos da entidade.
“Ao tempo em que a Jucese lança o seu programa digital, também comemora 120 anos de existência. Parabéns a todos os que fazem parte desta entidade. Este é um momento muito importante para a vida econômica do nosso Estado. O lançamento deste serviço de simplificação digital é um grande passo. Mesmo vivendo um tempo de muitas dificuldades, como o atual, o trabalho da Jucese mostra que é possível realizar. É tempo de desburocratizar, de estimular o empreendedorismo”, afirmou o prefeito.
Em seu discurso, o prefeito anunciou que, no seu governo, todos os processos já estão sendo simplificados, com o objetivo de desburocratizar a prestação dos serviços ao cidadão aracajuano. “A tecnologia é um elemento importante para melhorar a vida da nossa gente. A Prefeitura de Aracaju está muito engajada em simplificar processos. Já fiz isso quando fui prefeito anteriormente. Queremos que Aracaju seja uma cidade inteligente. Os órgãos da nossa gestão estarão integrados na Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). A tecnologia precisa estar presente no dia a dia do cidadão, no uso do transporte público, ao se dirigir a um posto de saúde. O que precisamos é que a sociedade se comprometa com esta ideia de cidade inteligente”, disse.
O serviço
Através do serviço Jucese Digital, o empreendedor poderá constituir sua empresa pelos meios digitais. De mesmo modo, o empresário que já possui o próprio negócio poderá alterar a constituição da sua empresa e emitir certidões (Simplificada, Específica e de Inteiro Teor) sem a necessidade de comparecer à sede da Junta Comercial. Toda documentação referente ao registro da empresa será entregue de modo eletrônico com a confiabilidade e segurança da certificação digital. O usuário da Jucese poderá ainda acompanhar toda a tramitação até a aprovação do processo por meio do Portal Agiliza Sergipe.
O presidente da Jucese, George da Trindade Gois, destacou o lançamento do novo serviço como um “marco”. “Ao completar 120 anos, a Jucese entra de vez na era digital. A partir de agora, será possível constituir uma empresa em Sergipe sem precisar entregar um documento físico na sede da Junta Comercial, apenas protocolizando pela internet e assinando via certificado digital. Além de alterar e constituir empresas, o empresário também poderá usufruir de certidões digitais. Antes, o empresário tinha que se deslocar à sede da Junta, agora não precisará mais. A Jucese oferece agora rapidez, facilidades e segurança para o empresário e para a sociedade sergipana”, disse.
Para o secretário estadual do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe, José Augusto Carvalho, o novo programa é a “contribuição do governo para que os negócios fluam em Sergipe”. “O povo sergipano será o beneficiário deste trabalho da Jucese. A nossa expectativa é a de que os negócios fluam e haja geração de empregos”, reforçou.
O deputado federal Laércio Oliveira elogiou a iniciativa e destacou o trabalho “brilhante” do presidente da Junta Comercial, George da Trindade. “Este é um momento histórico”, frisou. O presidente da Associação Comercial de Sergipe (Acese), Marcos Pinheiro, também demonstrou satisfação com o programa. “A Junta dá passos para que o empresariado consiga resolver todos os seus problemas num lugar só”, afirmou. O presidente da Assembleia Legislativa, Luciano Bispo, e o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Nitinho Vitale, também compareceram ao evento.