Semasc e UFS avançam no trabalho em conjunto

Assistência Social e Cidadania
09/05/2017 19h50

As parcerias são indispensáveis para o trabalho eficaz e de qualidade na gestão pública. Com perfil agregador, a Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc) tem buscado continuamente outras entidades para ampliar a atuação dos serviços da Assistência, que beneficiam diretamente a população.  Dando continuidade ao diálogo com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), a equipe da Semasc se reuniu, na tarde desta terça, 9, com a vice-reitora, Iara Maria Campelo Lima, para definir ações imediatas de parceria e traçar estratégias de atuação conjunta a médio e longo prazo.

A reunião foi motivada pelo interesse da UFS em oferecer algumas atividades relacionadas aos cursos de sua grade curricular para usuários atendidos pela Semasc, e ainda direcionar alguns alunos para os equipamentos da Assistência do município em forma de atividades complementares a algumas atividades curriculares e também como estágio obrigatório.

Para a vice-prefeita e secretária da Assistência Social e Cidadania, Eliane Aquino, as parcerias são muito bem-vindas principalmente porque elas transformam a vida das pessoas. "Eu tomei uma decisão muito séria logo no início da gestão: a de montar uma secretaria técnica e não partidária. Eu falo o tempo inteiro que o sistema não pode ser maior que o usuário e nós temos que viver isso realmente, então todas as pessoas que chegam pra somar, pra garantir direitos são bem-vindas. Fico extremamente feliz com esse interesse da Universidade Federal, pois acredito que a junção do saber acadêmico com o fazer diário daqueles que estão na ponta, nos equipamentos, tende a qualificar os serviços prestados à população".

A vice-reitora da UFS explicou que a universidade está empenhada em proporcionar essa experiência para os seus alunos e ampliar a troca com a comunidade e a Prefeitura de Aracaju. "Nós queremos muito essa parceria com a Secretaria de Assistência Social porque não entendemos a UFS como uma entidade distante da sociedade. Compreendemos que, onde ela está plantada, precisa frutificar. Levar nossos alunos para as dependências dos equipamentos sociais da Semasc é uma forma de ampliar sua formação e também servir diretamente à população, disse Iara.