Piscina, piquenique, apresentação musical e atividades de alongamento. Pensando no bem-estar das pessoas da melhor idade, a Unidade de Saúde da Família (USF) Fernando Sampaio, que fica no bairro Castelo Branco, proporcionou nesta quarta-feira, 10, em alusão ao Dia das Mães, um dia de lazer para o grupo de convivência para idosos do posto de saúde: o grupo Jovens Há mais Tempo. Os idosos brincaram, se divertiram, bateram papo e, claro, debateram sobre educação em saúde.
Segundo a assistente social da unidade, Lara Verônica Brito, em ações como esta, é possível aliar, socialização, integração e diversão a promoção à saúde. "Organizamos um dia especial para o grupo Jovens Há Mais Tempo que, atualmente, é composto por 32 idosos, e somente com esta ação conseguimos aliar diversão, socialização e integração à promoção à saúde. Com eventos assim e com as reuniões semanais que realizamos com o grupo, estes idosos adoecem menos e também acessam menos a unidade por problemas de saúde. O grupo só traz benefícios para eles", disse.
A aposentada Laudicéia Silva Costa, de 82 anos, que faz parte do grupo há mais de dez anos, conta que adora este tipo de ação e que o Jovens Há Mais Tempo mudou a sua vida. "Desde que passei a participar do grupo minha vida mudou completamente e até a minha saúde melhorou, tanto física como mental. Sou muito mais feliz", afirma.
Reviravolta
Para a aposentada Zélia Soares, 73 anos, com a entrada no grupo, sua vida deu uma reviravolta. "O grupo faz muito bem para a minha saúde. Minha vida deu uma reviravolta desde que entrei para o Jovens Há Mais Tempo e fiquei muito mais ativa. Além disso, me divirto, aprendo sobre saúde e ainda faço amizades", conta.
Já Jovelina Azevedo, 65, comenta que sempre se diverte muito com as atividades do grupo. "Se não fosse o grupo eu teria entrado em depressão. Passei por uma fase muito difícil e quando entrei para o grupo minha vida melhorou 100%. No Jovens Há Mais tempo cuido da minha saúde e me divirto ao mesmo tempo", declara. A ação contou com a participação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), dos agentes de saúde da Fernando Sampaio e da coordenação clínica da Rede de Atenção Primária (Reap), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).