Paulo Caldas participa do projeto Papo de Cinema

Funcaju
11/05/2017 17h49
Início > Notícias > Paulo Caldas participa do projeto Papo de Cinema

O premiado diretor e roteirista Paulo Caldas esteve em Aracaju na última quarta-feira, 10, para participar do projeto ‘Papo de Cinema’, que nesta edição homenageou o filme considerado o marco da retomada do cinema brasileiro, “Baile Perfumado”.  O projeto, que é fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS), busca resgatar bons exemplos do cinema para estimular os produtores sergipanos. Logo após a exibição do filme, que completa 21 anos, Paulo Caldas participou de um debate com os expectadores.

Com direção de Paulo Caldas, Baile Perfumado mostra as aventuras de Benjamin Abraão, imigrante libanês que registrou cenas inéditas de Virgulino Ferreira, o Lampião. Conhecido por sua amizade e fé, Benjamin era amigo do Padre Cícero, a quem tinha um grande apego religioso; as cenas retratam a sua coragem e valentia pelo sertão brasileiro em busca de flagrantes de Lampião, que anos depois seriam vendidas pelo mundo afora.

Segundo Caldas, o filme é um clássico do cinema nordestino e brasileiro. “Passados 21 anos, o filme continua muito atual e com uma linguagem contemporânea desde a maneira como ele é feito até sua história e sua música”, declarou. 

O diretor destacou ainda a importância da homenagem, que possibilita a apresentação do filme a novas plateias.  “Então é sempre bom receber estas homenagens e poder mostrar o filme para quem ainda não viu. Um filme que resgata a história baseado em fatos reais e que possuem imagens que ficarão guardadas por um bom tempo”, comemorou.

Para Ana Carolina Westrup, a oportunidade de debater com um dos principais nomes da cena cultural brasileira é importante para a cidade. "Nesta noite, tivemos a possibilidade de ter Paulo Caldas, um grande diretor e roteirista do cinema nacional, e a coroação de duas iniciativas do Núcleo de Produção Digital que fomentaram a cena do audiovisual aracajuano, os prêmios Marcelo Déda de roteiros e os selecionados no Edital de Ocupação" 
 
Para o diretor de Arte e Cultura da Funcaju, Nino Karvan, a realização do “Papo de Cinema” ajuda principalmente a construir projetos.  “A ideia é justamente tentar traçar algumas trajetórias para que possamos resgatar exemplos positivos e trazer para Sergipe. É uma referência que vai contribuir bastante com a nossa equipe do NPD na produção de produtos audiovisual aracajuana”, finalizou.

Premiação
 
Na ocasião, também foram anunciados os selecionados do Prêmio de Roteiro Audiovisual Marcelo Déda e do Edital de Ocupação.

Lista selecionados - Edital Marcelo Déda

Roteiros
Ippon
Rio
Funk 80'

Menção Honrosa
Não sabes..
Amparo
Nubentes

Ocupação
Cacimba
Renata Ouro

Comissão de seleção: Representante da Núcleo de Produção Digital, Representante do Instituto Marcelo Déda e consultor de roteiros, contratado, Yussef Abraim.