Prefeitura e Governo realizam última reunião de alinhamento do Minha Comunidade Segura

Assistência Social e Cidadania
12/05/2017 20h22

Dando continuidade às tratativas para a realização do Programa “Minha Comunidade Segura”, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), participou da última reunião estratégica, na manhã desta quinta-feira, 11, no Palácio de Despachos, para o lançamento oficial do programa que ocorrerá no próximo dia 20 de maio, no bairro Santa Maria. 

Aracaju está listada no Mapa da Violência de 2016 como uma das cidades mais violentas do Brasil e com o objetivo de transformar essa realidade a Prefeitura de Aracaju e o Governo de Sergipe se uniram para promover ações focadas na prevenção de danos, levando educação, assistência, atividades lúdicas, esportivas, culturais e de fortalecimento de vínculos às comunidades. A Escola Estadual Albano Franco, localizada no Bairro Santa Maria, será a primeira localidade a receber o projeto a partir da parceria.  

O secretário adjunto da Semasc, Valdiosmar Vieira, diz que esse primeiro momento é de suma relevância, mas também já está pensando nos próximos atos. “Essa ação é muito importante e faz parte do Plano de Enfrentamento à Violência. Diversas reuniões de alinhamento já ocorreram e nós estamos muito otimistas em relação não só a essa primeira atividade, mas também a todo o desenrolar do programa, a longo prazo. Queremos que seja um trabalho sólido e continuado”. 

A secretária executiva da Casa Civil, Conceição Vieira, comemora a evolução do projeto, que antes não tinha o apoio da prefeitura e agora conta não só com o Município, mas também com entidades privadas. “O ‘Minha Comunidade Segura’ em sua primeira versão estava apenas com as Secretarias de Segurança Pública (SSP) e Casa Civil. Essa é a primeira versão com a política integrada de todo governo e toda prefeitura. É do Governo do Estado, através de suas várias secretarias, da Prefeitura de Aracaju, da iniciativa privada, dos movimentos sociais do bairro Santa Maria e das igrejas, pois nós entendemos que é importante a participação daqueles que vão receber a ação”.  

Anne Santos é representante da Juventude do Santa Maria (Jusama) e se sente muito feliz em participar do programa. “Temos um ano e alguns meses de ação no bairro. Conseguimos salvar algumas vidas de jovens que traficavam e agora não mais. Parabenizo pela iniciativa e nos sentimos honrados por participar. Vamos dar nossa parcela de contribuição. Queremos mostrar que os jovens do Santa Maria querem transformação”.