Gestores da Saúde promovem reunião com odontólogos da Rede

Saúde
12/05/2017 15h26

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu na manhã desta sexta-feira, 12, uma reunião com os todos os odontólogos que trabalham na Rede Pública Municipal. O encontro foi realizado na sede do Conselho Regional de Odontologia, no bairro São José, com o objetivo de debater e ouvir as necessidades e dificuldades enfrentadas por esses profissionais, não somente nas Unidades de Saúde da Família, mas também no Centro de Especialidades Odontológicas (Ceo) e na Urgência Odontológica do Nestor Piva.

Representando a gestão, estiveram presentes na reunião: a diretora de Atenção à Saúde, Guadalupe Ferreira;  o novo coordenador da Rede de Atenção Primária (Reap), Carlos Pilz; a coordenadora da Rede  de Atenção Especializada (Reae), Ana Márcia Oliveira; a coordenadora do Programa de Saúde Bucal, Simone Ribeiro; e a coordenadora do Ceo, Fernanda Cabral.

O coordenador da Reap abriu o debate enfatizando a necessidade de promover mudanças na Rede, requalificar os profissionais e manter sempre um canal de diálogo aberto com todas as categorias. “Estamos iniciando hoje uma relação diferente, de diálogo aberto, acreditando que desta forma nós vamos produzir melhor e oferecer um serviço odontológico de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde. Para isso, precisamos ainda melhorar alguns pontos,  reorganizar as equipes e valorizar o nosso profissional investindo em qualificação”, disse Carlos Pilz.  

A falta de alguns equipamentos e materiais, assim como as condições de trabalho, principalmente a climatização dos ambientes, foi o assunto abordado pela diretora de Atenção à Saúde. “Infelizmente encontramos a saúde numa situação bastante crítica, sem ter, por exemplo, um contrato de manutenção em vigor para realizar as melhorias necessárias nos ambientes. Já avançamos bastante,  estamos negociando com prestadores de serviço e fornecedores para  oferecer condições dignas de trabalho para todos e uma melhor assistência à população”, explicou Guadalupe.

Para o presidente do Sindicato dos Odontólogos de Sergipe, Marcos Santana, essas reuniões são sempre produtivas e o debate permanente com os gestores ajuda a construir as soluções adequadas para resolver os problemas da saúde do município.  “Quando não há um contato permanente dos profissionais com a gestão, a gente cria espaço muito grande para as discordâncias e os problemas tendem a aparecer em proporções muito maiores. Esse perfil de funcionamento que está sendo colocado pela atual gestão é ótimo porque juntos iremos encontrar as soluções para os problemas do sistema”.

O odontólogo da USF  Hugo Gurgel, Heribaldo Menezes, compactua da mesma opinião do colega de profissão e ressalta que esse não deve ser um encontro pontual. “Esse tipo de debate não pode acontecer eventualmente, tem que ser constante porque novas demandas vão surgir e a gente tem que estar se reencontrando para poder avaliar e resolver todas as situações”, afirma.