Idosos atendidos pela Assistência participam de chá da tarde

Assistência Social e Cidadania
12/05/2017 17h41

Na tarde de hoje cerca de 45 idosos da Casa Lar Nalde Barbosa Barreto e do CRAS Antônio Valença participaram de uma tarde diferente. Com o tema "Chá da Tarde", o encontro teve como pauta a integração entre os equipamentos, além de uma comemoração alusiva ao Dia das Mães, que acontece no próximo domingo, 14.

Dona Hélia da Silva, de 75 anos, foi uma das que estava vendendo vitalidade e alegria durante o encontro. Para além da celebração entre os amigos do CRAS, um momento de ser homenageada como mãe, de confraternizar com seus companheiros e de conhecer novos amigos. "Eu acho uma maravilha porque a gente se diverte. É uma tarde animada, já que a rotina me deixa isolada e em casa a maior parte do tempo, com os afazeres do lar. E outra: a gente tem que lembrar que ser mãe é coisa de todos os dias, mas é bom tem aquela data especial para ser lembrada."

Na visão da coordenadora do CRAS Antônio Valença, Thainara Cruz, essas atividades têm se mostrado de grande aceitação por parte do público atendido no equipamento. "A gente sempre está pensando e desenvolvendo tarefas em conjunto, voltado para o bem-estar dos idosos. A ideia é realizar mais tardes de lazer e já estamos programando nossa Festa de São João.", pontuou.

De acordo com Baruc Fontes, coordenador da Casa Lar, a ideia é que o espaço não seja de reclusão e sim de contato e reinserção com a comunidade. "A partir desse pensamento, nós estamos sempre desenvolvendo ações em conjunto com os usuários da Proteção Básica e também com os da Proteção Especial para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários."

Casa Lar

A Casa Lar Nalde Barbosa Barreto acolhe idosos com idade acima de 60 anos e em situação de vulnerabilidade ou sofreram algum tipo de violação de direitos. Atualmente o local trabalha com a capacidade de atendimento de 10 pessoas em tempo integral.