"Não podemos tratar dos caminhos da cidade sem planejarmos", diz prefeito

Agência Aracaju de Notícias
12/05/2017 18h21

Pensar o futuro da cidade de Aracaju em conjunto. Foi este o objetivo da dinâmica de grupo, realizada na tarde desta sexta-feira, 12, no hotel Mercure, na Orla da Atalaia.  A ação dá prosseguimento à programação do seminário de Planejamento Estratégico da Gestão de Aracaju, que começou hoje.  O evento contou com a participação do prefeito Edvaldo Nogueira, da vice-prefeita Eliane Aquino e de todos os secretários municipais.  Esta é a primeira etapa do plano de ação do governo que será desenvolvido ao longo dos próximos anos.

Os participantes se dividiram em 10 grupos para discutir as diretrizes estratégicas apresentadas pela atual gestão: tornar Aracaju uma cidade inteligente, humana e criativa; promover o desenvolvimento urbano e econômico sustentáveis; promover o desenvolvimento social; garantir a excelência na prestação dos serviços públicos e gestão orientada para resultados e para inovação e assegurar protagonismo do munícipe na Gestão e nas Políticas Públicas.

Para o palestrante que conduziu a dinâmica de grupo, o publicitário Júlio Filgueira, gestão bem sucedida é aquela que é pensada em conjunto. "Para que dê certo, para que a gestão obtenha êxito, é preciso que haja um direcionamento. Sem saber onde queremos chegar, é impossível acertar. O prefeito Edvaldo Nogueira está sendo feliz quando divide a responsabilidade com toda equipe e quando cobra que a equipe seja um corpo único e trabalhe na mesma direção", evidenciou.

O palestrante afirmou ainda que não há como pensar em uma gestão sem alinhamento. "O alinhamento ocorre no plano estratégico com a visão que o gestor traz. Afinal, a visão do gestor é o compromisso que ele assumiu com o eleitor, com a cidade. Essa dinâmica é muito importante porque o planejamento vai ter no final o mapa estratégico. Ele parte da visão que foi apresentada pelo gestor, mais a relação de todos os resultados esperados e o portfólio de projetos e programas da gestão, além do quadro de metas. Esse conjunto de questões forma o plano estratégico da Prefeitura para os próximos anos", acrescentou.

Participação

Para o diretor administrativo e financeiro da Emsurb, Rubens Luiz da Silva, o seminário tem sido de grande valia para ajudar a melhorar cada vez mais os serviços oferecidos pela Prefeitura à população aracajuana. "Foi muito positiva essa dinâmica porque dá a todos os seguimentos da Prefeitura a oportunidade de conhecer os projetos e colaborar para uma ampla melhoria na dinâmica de serviços do governo municipal", disse.

Quem também aproveitou bastante este primeiro dia do seminário foi o diretor de operações da Emurb, José Alberto Bispo. "Cada um colocou seu ponto de vista nessa mesa redonda. Até porque são secretarias diferentes, com atividades diferentes. O bom é que nós chegamos a um consenso, sempre pensando no bem comum, nesse caso, os aracajuanos. Vamos reconstruir a cidade em parceria, em conjunto. Vamos recuperar o que foi perdido", afirmou.

Segundo a diretora de Proteção Social do Sistema Único de Assistência Social (Suas), Inácia Batista, o trabalho em equipe colabora para uma cidade inteligente, humana e criativa. "Acho que a dinâmica estabelecida pela prefeitura para o nosso planejamento estratégico nos faz pensar em equipe e dialogar com as secretarias. A grande vantagem disso tudo é conhecer as ideias de todos os órgãos para pensar na cidade não de forma isolada, mas de forma conjunta", ressaltou.

Futuro

A construção do Plano Estratégico não se encerra no seminário. Na próxima semana (entre 15 e 19 de maio), ocorrerão oficinas temáticas de planejamento. Em junho, uma plenária final do planejamento será realizada. De acordo com a diretora de Empreendedorismo e Cooperativismo da Fundat, Rosana Amaral, iniciativas como essa são primordiais para o crescimento de Aracaju. "Nos grandes centros, a cidade é pensada em longo prazo. Essa prática que está sendo desenvolvida aqui na capital é uma prática do serviço privado e a gente vê que tem uma resposta imediata para os clientes. Como cidade, ela tem que ter uma resposta imediata para o cidadão, para que alcance essa qualidade de vida que é almejada na proposta da atual gestação", pontuou.

O diretor de licenciamento ambiental da Sema, Diego Franco, saiu satisfeito por poder contribuir com o futuro da cidade. "Esse seminário nos proporciona uma visão holística da Prefeitura como um todo. Até porque a gente não está tratando apenas de questões ambientais, a gente está tratando de todos os serviços prestados pela Prefeitura e nós estamos nos sentindo parte efetiva da administração do prefeito Edvaldo Nogueira", completou.

Para o prefeito Edvaldo Nogueira, o momento é de pensar no progresso e desenvolvimento de Aracaju. "Nós não podemos tratar dos caminhos da cidade sem planejarmos a atividade do poder público. É cada vez mais necessário, tanto do ponto de vista do tamanho dos desafios, da situação que encontramos a Prefeitura, mas acima de tudo, do projeto que nós temos, da missão que está colocada para a nossa cidade que é voltar a ser a capital da qualidade de vida. Esse desafio de termos uma cidade onde as pessoas vivam com dignidade, que possam colocar seus filhos em uma escola e ter uma educação com qualidade, de uma melhor mobilidade, do acesso à cultura e ao lazer, passam por um planejamento estratégico. Por isso, a importância desse evento para nossa capital", destacou.