Melhores caminhos para a cidade são discutidos em seminário

Agência Aracaju de Notícias
13/05/2017 15h11
Início > Noticias > 71853

Desenvolver uma gestão pública planejada e que propicie frutos para a atual e próximas gerações. Com esse intuito, a Prefeitura de Aracaju deu continuidade, neste sábado, 13, ao Seminário de Planejamento Estratégico. Durante a manhã, foram abordadas temáticas que visam alinhar o processo de construção do plano de ação do governo municipal que será desenvolvido ao longo dos próximos anos.

 

O primeiro palestrante da manhã foi o consultor em soluções CLOUD da Microsoft, Vinicius Perrot, que abordou a integração de sistemas de informação na gestão para otimizar e baratear o erário público. “A intenção é nortear a gestão pública a pensar jeitos diferentes de se fazer otimizando a comunicação e o banco de dados dos órgãos para melhor se relacionarem”, disse Perrot.

 

Em seguida, foi a vez Cibele Pinheiro, representando o INSS, falar sobre questões relacionadas à previdência e de como o município pode construir e colocar em prática um planejamento. Cibele ainda presenteou o prefeito Edvaldo Nogueira com um case de livros sobre as transformações no instituto.

 

O último a palestrar foi o odontólogo e coordenador da Rede de Atenção Primária (Reap) de Aracaju, Carloz Pilz. Ele falou de uma parceria entre Governo do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul para melhorar o sistema de saúde e assim aumentar a resolutividade nos casos, abordando como o poder público pode se unir a outras estâncias para oferecer o melhor para a população.

 

Importância do debate

 

Para Aristóteles Fernandes, superintendente da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) é importante reunir todas as áreas da prefeitura para tomar conhecimento do projeto e da interação desejada. “Essa é a função do planejamento. Um projeto único para o município onde todas as áreas de atuação convergem em um único projeto que é trazer o melhor para os nossos munícipes. Eu estou na SMTT, mas preciso pensar em Aracaju como todo. Se vejo uma situação em que seria da área da Emurb eu ligo e comunico. Tenho que fazer minha parte e ajudar os colegas. Esse é só o começo de um trabalho que vai permanecer constantemente no município” assentiu.

 

Segundo Luciano Correia, secretário da Comunicação, discussões como as tidas no seminário são importantes para manter a sincronia entre gestores, servidores e o Plano de Governo. “Cabe a articulação de todos os setores envolvidos para otimizar o exercício dessas decisões do Plano de Governo que já foi aprovado pela sociedade e estamos na executando. Nada mais importante no momento em que a informação precisa ser usada da maneira mais eficaz e rápida em favor da população, e que esse processo seja tratado com rigor, pois é fundamental para que não cuidemos somente do ordinário nos quatro anos. Vamos pensar no futuro e na construção do sonho palpável e passível de execução desde que se tenha planejamento”, frisou.

 

Segundo Marcos Vinicius, diretor do Departamento de Administração e Finanças (DAF) da Funcaju, o saldo do seminário foi positivo. “A troca de informação com todos os colegas além de mostrar novas possibilidades e tecnologias que podem ajudar no desenvolvimento da capital. Me senti mais motivado e descobrir novas ferramentas para utilizar no dia a dia do trabalho”, afirmou.

 

Durante a tarde, o seminário continuou com a apresentação de resultados das dinâmicas de grupo realizadas na sexta-feira, 12. O evento contou com a participação do prefeito Edvaldo Nogueira, da vice-prefeita Eliane Aquino, de secretários, diretores e gestores municipais.