Emurb acolhe nova turma de Jovens Aprendizes

Obras e Urbanização
30/05/2017 08h55
Início > Notícias > Emurb acolhe nova turma de Jovens Aprendizes

Possibilitar que adolescentes e jovens aracajuanos tenham um entendimento de cidadania e ética, ligados diretamente com os direitos e obrigações dentro da sociedade, Estado e família é um dos objetivos primordiais do Programa Jovem Aprendiz. É com esta perspectiva que a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), em parceria com o Serviço Nacional do Comércio (Senac), prepara mais uma turma composta por 24 aprendizes que conciliarão aulas teóricas e práticas sobre os primeiros contatos com o mundo do trabalho. 

A partir desta terça-feira, 30, uma nova equipe de jovens aprendizes estará distribuída nos diversos setores da Emurb sendo orientada e obtendo conhecimento sobre o  universo de engenharia e projetos urbanísticos e administrativos que fazem da empresa municipal. O estudante de 17 anos Alex de Santos Junior fala sobre suas expectativas voltadas para o programa.

"Através desse trabalho vamos colocar em prática tudo que estamos aprendendo na teoria durante as aulas no Senac. Vamos desenvolver todo aprendizado que recebemos durante esses primeiros 20 dias de aulas", frisa o estudante. Já Adriana Santos de Jesus, de 16 anos, fala sobre um leque de conhecimentos que está se abrindo nessa nova etapa da vida de cada jovem aprendiz. "Estamos sendo apresentados à maturidade, passando pela fusão da adolescência para a fase adulta, e isso é importante para nosso desenvolvimento social e ético", destaca a Jovem Aprendiz.
 
As atividades que cada um prestará estão de acordo com a lei nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000, e com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que permite esse tipo de aprendizado, tornando-o adequado para o crescimento social e profissional de cada estudante do programa.

O programa inclui módulos de formação com aulas sobre Atendimento de pessoas, recepção, Desenvolvimento Social e Profissional, Introdução à Administração, Técnicas de Serviços Administrativos, Matemática Básica, Princípios da Qualidade Aplicados ao Trabalho, Empregabilidade e Empreendedorismo, Português Básico, Redação Empresarial.

Luiz Antonio, professor do Programa de Profissionalização do Senac, destaca as partes técnicas do serviço. "O programa tem duração de um ano e quatro meses, divididos em aulas dois dias na semana com profissionais do Senac e três dias de visitas técnicas na Empresa. Cada estudante tem acompanhamento psicopedagógico e avaliações com o seu indicador", informa o professor, que também apontou os pontos de importância do serviço no crescimento dos jovens. "Esse tipo de programa é fundamental para cada um dos estudantes, ao mesmo tempo em que eles estão estudando e se profissionalizando também estão livres de estar nas ruas ou próximos à marginalidade", destacou Luiz Antonio.

De acordo com Sérgio Ferrari, presidente do órgão municipal, estas iniciativas reforçam a função social da empresa e humaniza as relações de trabalho. " Este projeto nos permite olhar para este público tão ávido por aprendizado e que muitas vezes não tem oportunidades. Abraçamos o programa e certamente o aprendizado será uma via de mão dupla entre os 24 aprendizes e o quadro de servidores", declara o engenheiro.