Salão dos Novos premia artistas e reúne grande público na Álvaro Santos

Funcaju
30/05/2017 22h35
Início > Noticias > 72074

A 26ª edição do Salão dos Novos foi aberta nesta terça-feira, 30. Realizada pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Funcaju, a mostra premiou artistas e expôs mais de 50 trabalhos na Galeria de Arte Álvaro Santos. O público que compareceu na abertura conferiu uma variedade diversificada: aquarela, esculturas de pedra e argila, desenho e pinturas a óleo sobre tela. A exposição segue até o dia 30 de junho.

“É um projeto que já é consolidado, está na sua 26ª edição e já revelou grandes nomes das artes visuais em Sergipe, gente que hoje tem uma carreira consolidada. A cada ano o Salão dos Novos cumpre esse papel de trazer à cena novos artistas e fortalecer cada vez mais as nossas artes visuais”, destacou Nino Karvan, diretor de Arte e Cultura da Funcaju.

Uma exposição que transforma a Galeria de Arte Álvaro Santos em uma vitrine dos novos artistas sergipanos, divulgando as novas obras. Para Luiz Adelmo, diretor da Galeria de Arte Álvaro Santos, a mostra cumpre seu papel. “Este é o objetivo do Salão dos Novos e cerca de 95% dos artistas que hoje estão na mídia sergipana passaram pela galeria. Então a gente cumpre esse papel de dar apoio ao artista e incentivar cada vez mais a criação de obras de arte”.

A 26ª edição do Salão dos Novos premiou quatro artistas, pois houve um empate técnico no terceiro lugar, que teve o prêmio de R$ 1.500 dividido entre Anderson Nascimento e Viviane dos Santos. A segunda colocação ficou com Adelson Alves dos Santos Júnior e a grande vencedora foi Gleide Selma, com a obra ‘Meninos eu vi’, que utiliza uma técnica mista de cimento, argila, madeira, tecido e cola.


“É indescritível, eu não acreditava que fosse conseguir o primeiro lugar e fiquei imensamente feliz. Eu estava trabalhando nessa obra há quase um ano e meu mentor Elias Santos, que é um grande artista plástico, me direcionou me dando dicas de como deveria melhorar e mostrar um trabalho realmente espetacular. Eu fiquei feliz pela obra, mas ao mesmo tempo vi tanta coisa bela aqui que não acreditei que pudesse conseguir o primeiro lugar. Estou muito feliz porque sei que é muito rigoroso esse julgamento e pra nós artistas iniciantes, isto é maravilhoso”, comemorou a vencedora Gleide Selma.  


Os jurados de seleção foram o arquiteto Murilo Guerra, o escritor e colecionador de artes Marcelo Ribeiro, e o agente cultural Pascoal Machado. Das selecionadas, quatro obras foram escolhidas pelo júri de premiação composto pelo professor de designer gráfico da Universidade da Bahia (UNBA), Luiz Firmino Soares Neto, a fotógrafa Edel Ferreira, e a escritora, jornalista e cineasta Ilma Fontes.


Além dos quatro premiados, houve cinco menções honrosas para as obras de Alex Santana, Joseane Santos, Ingrid Moreira Alves, Anderson Nascimento e José Dilson de Souza Lima. As mais de cinquenta obras selecionadas para a exposição da 26ª edição do Salão dos Novos ficarão expostas até o dia 30 de junho na Galeria de Arte Álvaro Santos, que fica localizada na Praça Olímpio Campos, s/n, no Centro de Aracaju.