Revitalização da Praça dos Expedicionários segue em ritmo adiantado

Obras e Urbanização
31/05/2017 13h10

Uma obra que chega a beneficiar mais de seis mil metros quadrados de uma área localizada entre as ruas Getúlio Vargas, Basílio Rocha e a avenida Mamede Paes Mendonça. Com a revitalização da Praça dos Expedicionários, todo o parque urbanístico será valorizado e outros aspectos sociais e arquitetônicos serão priorizados como acessibilidade, mobilidade e ampliação do uso coletivo do espaço publico. Encontrada paralisada, a obra segue adiantada e conta com cerca de 15 operários atuando diariamente em várias frentes de trabalho para acelerar o calendário de conclusão da obra.

Orçada em aproximadamente R$ 1,1 milhão, conveniados entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo Federal, a praça receberá também um novo complexo de iluminação pública, limpeza e recuperação dos monumentos, construção de 28 bancos, novo paisagismo, recuperação das calçadas das ruas do entorno construção de estacionamento e rampas de acesso às pessoas com deficiência.

Também serão preservadas 16 árvores que foram plantadas no século passado e que hoje possuem um valor simbólico para a praça, destacando também a importância para a preservação de espécies nativas e que embelezam o espaço urbano. Entre a antiga estação ferroviária desativada e a praça está sendo construído um canteiro central com paisagismo e melhores indicadores para quem trafega no local, inclusive possuindo uma faixa elevada para travessia de pedestre, conhecida como lombo-faixa.

Além de valorizar o patrimônio dos aracajuanos, a praça será mais um atrativo para quem quiser contemplar um local que homenageia sergipanos que participaram da II Guerra Mundial. "É um local bastante tradicional de Aracaju e por estar situada em uma região por onde passam milhares de pessoas que chegam à capital e por isto mesmo quando a obra estiver finalizada será um ponto turístico que representa parte de nossa história. Assim como esta obra, o prefeito Edvaldo Nogueira tem peregrinado constatemente nos Ministérios em Brasília para conseguir recursos e novos investimentos", declara o engenheiro Ubirajara Barreto, diretor de Obras e vice-presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb).