Vacinação contra gripe: campanha é prorrogada até 9 de junho

Agência Aracaju de Notícias
31/05/2017 18h20

A Campanha Municipal de Vacinação Contra a Influenza 2017 foi prorrogada devido à baixa procura da população. Por conta disso, a Prefeitura Municipal de Aracaju reforça a necessidade da vacinação do grupo prioritário e convida a população a procurar uma das 44 unidades que estão oferecendo a vacina. A campanha, que terminaria no dia 26 de maio, teve sua duração estendida até o dia 9 de junho.

A meta de Aracaju é vacinar 138 mil pessoas. Até o momento, foram imunizadas pouco mais que 57 mil pessoas, o que corresponde apenas a 47,5% do público-alvo. A coordenadora de Imunização da Vigilância Epidemiológica (Covep) da SMS, Débora Moura, solicita que a população fique atenta à importância da imunização. "A imunização é muito importante para reduzir as complicações, as internações e as mortalidades decorrentes das infecções pelo vírus. Esse está sendo atípico porque as pessoas estão sofrendo com o vírus da Influenza mais cedo o que torna ainda mais necessário estar vacinado para que no inverso estejam todos protegidos", salientou.

Grupos prioritários

Este ano, o Ministério da Saúde (MS) definiu que os seguintes grupos deverão ser vacinados: crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da área da Saúde; pessoas com idade acima de 60 anos; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade; e professores das escolas públicas e privadas que estão em sala de aula.

O que é preciso?

Para receber a vacina é necessário estar munido do cartão de vacinação e, no caso dos idosos, também da carteira de identidade. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais precisam levar, também, uma prescrição médica, especificando o motivo da indicação da vacina. Já os professores das escolas públicas e privadas que estão em sala de aula devem levar algum documento que comprove a atividade.

Contraindicações

Apesar da vacina ser de suma importância para prevenir a gripe, algumas pessoas precisam ficar atentas porque há contraindicações. Indivíduos com histórico de reação alérgica grave a proteína do ovo, crianças menores de seis meses e quem está com doenças febris agudas não devem receber a vacina.