Unidade de saúde recebe cantora Maysa Reis em atividade sobre saúde bucal na gravidez

Saúde
31/05/2017 14h40

A Unidade de Saúde da Família (USF) João Oliveira Sobral, no bairro Santos Dumont, encerrou as atividades alusivas ao Mês das Mães com uma palestra sobre saúde bucal na gravidez. A ação foi com o grupo de gestantes que fazem o pré-natal na USF e contou com a presença da cantora sergipana Maysa Reis, que também está grávida. O evento ocorreu nesta quarta-feira, 31, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), vizinho à unidade.  

"Fizemos algumas ações com este grupo, que tem cerca de 50 gestantes cadastradas e hoje estamos encerrando com uma palestra sobre saúde bucal na gravidez ministrada pela odontóloga da unidade, Mayanna Nunes e convidamos a cantora Maysa Reis para falar um pouco da sua experiência como gestante e da importância de procurar fazer o pré-natal durante toda a gravidez. Foi uma forma de estimular as nossas gestantes", explicou a bióloga e gerente da USF, Mayara Araújo Reis.

Segundo a odontóloga Mayanna Nunes, é importante cuidar da boca e dos dentes também na gravidez para evitar a má nutrição do bebê. "Os hormônios da gestação causam a gengivite gravídica, que é inflamação nas gengivas, onde ocorre sangramento e gera periodontite, o que as pessoas chamam popularmente de dentes moles, isso é normal acontecer na gravidez, mas com a má escovação e a má alimentação pode piorar. Neste período as mulheres tendem a comer mais doces e enjoam do creme dental, facilitando a inflamação. Estes problemas bucais podem ser evitados com uma boa escovação, trocando o creme dental ou diminuindo a quantidade para evitar os enjoos e tendo uma nutrição saudável", alertou Mayanna.

A cantora Maysa Reis está no quinto mês de gestação e disse que teve a gengivite gravídica. "A gravidez mexe com tudo na gente, fiquei mais sensível e tive sangramento nas gengivas, estou sendo acompanhada por um dentista e faço o meu pré-natal todo mês, mas sempre surgem as dúvidas, por isso gostei de ser convidada para participar desta ação, tanto para buscar mais conhecimento como para tirar as minhas dúvidas, além de poder falar um pouquinho da minha própria experiência até aqui", esclareceu a cantora que será mãe de um menino e já escolheu o nome: Antônio.

Para a usuária da USF e integrante do grupo de gestantes, Bruna Aquino dos Santos, 25 anos, é muito importante ter ações como esta. "Estou esperando o meu quarto filho, mas sempre temos alguma dúvida. Através destas palestras passei a entender muitas coisas, eu me sinto mais segura tendo este acompanhamento dos profissionais da unidade", disse Bruna, grávida de nove meses da menina Maria Elloá.

Colaboração do Nasf

De acordo com Jacilene Cirilo, nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que colabora com a USF João Oliveira Sobral e mais outras duas unidades da 8ª Região de Saúde de Aracaju, sempre há palestras educativas para este grupo de gestantes. "Nós já trouxemos pessoas para falar sobre infecções e doenças sexualmente transmissíveis, alimentação saudável, agora saúde bucal. Enfim, vários temas pertinentes à saúde da gestante. Nosso Nasf é composto de duas psicólogas, uma terapeuta ocupacional, uma fisioterapeuta e da nutricionista e apoiamos as ações das duas equipes de Saúde da Família da unidade", informou Jacilene.

Além das palestras houve sorteio de presentes, doados pelos servidores da USF, brindes de saúde bucal levados pela odontóloga Mayanna Nunes, e a cantora Maysa Reis fez a entrega de repelentes para as gestantes se prevenirem, principalmente, contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Mais ações  

No dia de ontem, 30, houve também o encerramento das ações em comemoração ao Mês das Mães na Unidade de Saúde da Família (USF) Joaldo Barbosa no bairro América. As atividades foram também com o grupo de gestantes com ações educativas e estímulos à beleza. "Houve cortes de cabelo, maquiagem, atividades de educação física e fisioterapêuticas. Foi bem animado", enfatizou a enfermeira Patrícia de Oliveira Santana, acrescentando que a iniciativa foi das formandas em Enfermagem da Universidade Tiradentes (Unit) que fazem estágio na unidade sob monitoria da professora preceptora e enfermeira Fernanda Kelly Fraga.