Projeto Retribuir resgata alegria de idosos atendidos pela Prefeitura

Agência Aracaju de Notícias
06/06/2017 14h15
Início > Noticias > 72083

Nem de longe dona Maria Alves, de 72 anos de idade, pensa em desistir dos encontros no Centro de Referência e Assistência Social (Cras) Terezinha Meira, situado no bairro Olaria, Zona Oeste da capital. É no local onde a dona de casa participa de várias atividades, e foi onde ela encontrou a equipe do Projeto Retribuir', desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Aracaju.

O projeto tem o intuito de promover o bem estar entre os idosos, através de atividades simples, mas que fazem a diferença. Desde abril foi iniciado, através de uma parceria entre a secretaria municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc) e secretaria municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), o Projeto Retribuir. A ação é realizada semanalmente em um dos 16 Cras mantidos pela Semasc e tem proporcionado momentos de lazer e diversão para os vários idosos atendidos pela Assistência.

A emoção de quem participa é constatada por meio dos movimentos, das brincadeiras e pela interação. É o momento de voltar a ser criança. "Eu gosto daqui, das atividades que são oferecidas. A gente se diverte. Se eu ficar em casa pensando nos problemas, não dá certo. É por isso que todas as quartas-feiras eu venho pra cá", relatou dona Maria Alves.

Tem desfile, dança e teatro, é festa do começo ao fim.  Quem olha logo percebe a vitalidade dos idosos. São apenas duas horas de interação durante a atividade, mas é o  suficiente para eles perceberem que a vida precisa ser vivida com alegria, apesar das dificuldades. "Eu tenho muitos problemas, mas procuro deixá-los de lado, pelo menos quando estou aqui no Cras. Esse projeto que foi apresentado pra nós é legal, eu gostei. Eu não fazia ideia de que ia chegar aqui e ia encontrar todo esse pessoal", afirmou dona Miraldete dos Santos, de 67 anos de idade.

De acordo com o secretário municipal da Juventude e do Esporte, Jorge Araujo Filho, foi feito um mapeamento em parceria com a Semasc para a realização das atividades. A proposta é que até o fim do ano, todos os Centros de Aracaju recebam a equipe da Sejesp pelo menos duas vezes. "O objetivo, como o próprio nome diz é retribuir. Retribuir para essas pessoas com mais idade o que elas já ofereceram à sociedade. A ação também busca estimular a prática da atividade física regular porque incentivando a atividade a gente contribui com a qualidade de vida dessas pessoas", destacou o secretário.

Para a coordenadora do Cras do bairro Olaria, Neide dos Santos, o projeto proporciona momentos de interação entre os idosos. "É uma proposta interessante, traz uma roupagem nova para esse grupo da melhor idade, mas que são crianças ao mesmo tempo e crianças gostam de coisas novas. A gente recebe com muita alegria o projeto porque eles interagem durante as atividades e isso é positivo porque alguns são idosos que ficam em casa e não têm a atenção que deveriam receber", pontuou.

A atividade é satisfatória para quem participa, mas também para quem promove. Segundo o coordenador de Esportes da Sejesp, Sérgio Thiessen, a cada atividade desenvolvida nos Cras a sensação é de colaboração. "Quando acabam as atividades nós saímos mais felizes do que imaginávamos porque a gente tem um retorno de energia, alegria, motivação. Isso é incrível. Eles se transformam, esquecem os problemas e voltam a sonhar", colocou.

Durante as ações, a equipe também aproveita para dar dicas de saúde. "A gente fala da importância deles se cuidarem em termos de aspectos físico, social e mental. Isso para que eles tenham uma vida melhor, para que possam viver da melhor forma possível. Todos podem, dentro das suas limitações, praticar uma atividade física. O objetivo principal é realmente a diversão, a socialização, mas por trás tem toda uma questão de expressão corporal e de atividade física que também estão inseridos no projeto", completou Sérgio Thiessen.