Aracaju participa do Dia do Desafio

Agência Aracaju de Notícias
31/05/2017 20h00

Um dia dedicado a estimular a prática de atividades físicas. Assim podemos definir o Dia do Desafio, campanha de promoção à saúde e bem-estar que aconteceu mundialmente nesta quarta-feira, 31. Na capital, as ações começaram nas primeiras horas da manhã e se estenderam ao longo do dia.

Coordenado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), o Dia do Desafio é realizado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp).


Para o secretário Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), Jorge Araújo Filho, o Dia do Desafio é realizado na capital com muita satisfação. “É com alegria que participamos porque a questão da conscientização da importância da prática da atividade física, do esporte e de hábitos saudáveis é uma coisa que a gente já desenvolve desde que assumimos a Secretaria”, disse.

A coordenadora de Lazer do Sesc e do Dia do Desafio em Sergipe, Mônica D’Arruda, destaca a satisfação com a participação de Aracaju no desafio. “Estamos muito felizes com a participação do município, devido à mobilização que foi feita, gerando uma grande quantidade de pessoas envolvidas. A parceria foi muito satisfatória e esperamos que continue nos próximos anos”, elogia Mônica.

Em sua 23ª edição, gera uma competição entre as cidades participantes, ganhando quem envolve mais pessoas em atividades. Este ano o lema é "Você se mexe e o mundo mexe junto". “A gente louva o desafio hoje, vai com muita garra para vencer, porque é literalmente uma competição contra outro município, contra o município de Mauá, no Estado de São Paulo, mas serve apenas para massificar essa importância da atividade física”, pontuou o secretário.

Ainda segundo Jorge Filho, a inclusão do esporte e de hábitos saudáveis tem que entrar na rotina e no dia a dia da população aracajuana. “Nós da Prefeitura de Aracaju, seguindo a diretriz do prefeito Edvaldo Nogueira, usamos todas essas atividades como instrumento para alcançarmos e contribuirmos para reconstrução da qualidade de vida na nossa capital” finalizou.

Atividades

Em Aracaju, as atividades iniciaram nas primeiras horas do dia e nem o Centro Administrativo Professor Aloísio Campos, sede da administração municipal, ficou de fora. O corredor principal se tornou em uma sala de ginástica e os colaboradores não perderam a chance de se exercitarem.

É o caso da Leonete Santana, integrante do setor de Recursos Humanos, aprovou a ação. "A atividade física faz toda a diferença no dia de trabalho, beneficia a saúde de todos nós, faz a diferença", opinou a servidora, que tem a caminhada e treinamento funcional na sua rotina.

As atletas da ginástica rítmica do clube GR Cris Vital também fizeram sua parte, reunindo mais de 20 participantes para o desafio. Durante esta tarde, elas aproveitaram para realizar uma atividade com suas mães, que em sua grande maioria, nunca tinham feito alguma atividade semelhante.

O convite especial foi aprovado pela biomédica Amanda Sales, mãe da ginasta Giovana, de oito anos. "Sempre admirei o esporte, mas por conta da idade, não tinha visto uma porta aberta para isso. Hoje eu tive a oportunidade, me senti leve e foi muito gratificante participar junto com a minha filha e as outras mães que vieram prestigiar", afirma a biomédica.                        

Larissa Barata, que foi hexacampeã brasileira e finalista olímpica em 2004 em Atenas, também esteve presente representando a Coordenação de Esportes de Alto Rendimento da Sejesp. Para ela, a principal importância desse desafio é estimular a prática permanente de esportes. "Sabemos que a atividade física traz inúmeros benefícios e evita muitas doenças. Essa é uma ação de motivação para que as pessoas, cada vez mais, pratiquem e melhorem o condicionamento físico e, consequentemente, melhorem a sua saúde e a sua vida”, ressalta a ex-ginasta.
 
O desafio

Aracaju vai para sua sexta participação no evento e desde o ano de 2014 não perde o desafio. Este ano, a cidade desafiada este ano será Mauá, que fica na grande São Paulo.

Pessoas de todas as idades se envolvem em uma competição amigável entre cidades do mesmo porte, e por pelo menos 15 minutos consecutivos praticam alguma atividade física. Vale caminhada, passeio ciclístico, ginástica, corrida, gincanas, futebol, basquete, vôlei, entre outras atividades.