Com o objetivo de monitorar o funcionamento dos serviços dos equipamentos mantidos pela Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), a vice-prefeita e secretária Eliane Aquino iniciou a agenda semanal de atividades, na manhã desta segunda-feira, 5, visitando várias unidades de atendimento da secretaria.
"Tenho buscado, sempre que possível, realizar visitas aos equipamentos para acompanhar pessoalmente como os nossos serviços e o atendimento à população estão ocorrendo. Essas visitas têm um viés de supervisão e também de ser um momento de diálogo com os profissionais que estão na ponta. Conversamos com cada coordenador sobre como eles veem a aplicação da política de Assistência Social no seu equipamento e quais os caminhos que podem ser trilhados para o aumento da qualidade dos serviços oferecido às pessoas. Nossa meta é incentivar cada vez mais a população a se envolver com os Centros de Referência da região. É chegar aqui e ver as salas cheias de crianças no contraturno da escola aprendendo sobre respeito, dignidade e autoestima. É encontrar os idosos desenvolvendo atividades que fortalecem os vínculos comunitários e trazem mais alegria a suas vidas", explica Eliane Aquino.
Acompanhada do secretário adjunto da Semasc, Valdiosmar Vieira, da diretora de Planejamento Luci Silva, da gerente do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Andréa Dória e da coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional, Rosane Cunha, a vice-prefeita esteve nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Jardim Esperança, Santa Maria, Maria Diná Menezes, Benjamin Alves, Antônio Valença e no Abrigo Sorriso.
Segundo o secretário adjunto Valdiosmar Vieira, os equipamentos da Semasc têm a função de ser, para a população, uma unidade de ampla referência da política de Assistência Social. "As unidades de atendimento da assistência social são o que a escola é para a Secretaria de Educação e o que um hospital é para a Secretaria de Saúde. Lá é possível que as pessoas acessem os serviços, benefícios e programas da área da assistência social. Lá também são trabalhadas as relações sociais ligadas às diversas vulnerabilidades das pessoas".