Secretário da Defesa Social se integra ao Projeto Aracaju Segura

Assistência Social e Cidadania
08/06/2017 17h47

Para que um trabalho intersetorial seja bem sucedido as partes envolvidas precisam seguir em uma mesma direção. Pensando na eficácia do Projeto Aracaju Segura, a comissão criada pela Prefeitura de Aracaju para realizar o acompanhamento do plano convidou o recém-empossado secretário municipal da Defesa Social, o coronel Luiz Fernando Almeida, para uma reunião de articulação sobre o pacote de ações em prol da população aracajuana na manhã desta quinta-feira, 8.

A proposta do Projeto Aracaju Segura é reunir os órgãos e secretarias municipais, como a Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Secretaria Municipal da Educação (Semed) e Guarda Municipal, para a sistematização de ações que resultem na diminuição dos índices de violência. Segundo o Mapa da Violência do Governo Federal de 2016, Aracaju figura entre as quatro capitais mais violentas do país. Em ritmo acelerado, a comissão já elaborou o Plano Municipal de Enfrentamento à Violência, que foi entregue ao ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, no dia 21 de março.

Com um perfil pacificador e humanista, o secretário Luiz Fernando Silveira explica que o papel da Guarda Municipal não é só repressivo, mas também, e principalmente, o de instruir a população. "Essa parceria é uma grande oportunidade para nós humanizarmos as ações da secretaria, para darmos uma visão de proteção e prevenção maior às atividades da Guarda Municipal e, a partir daí, construir uma nova cultura de encarar essa problemática do uso abusivo de drogas e de violência de uma forma pedagógica".

A responsável pela diretoria de Direitos Humanos da Semasc, Lídia Anjos, acredita que esse novo olhar na Defesa Social caminha de mãos dadas com os valores cultivados na área de Direitos Humanos. "Nós estamos lidando com uma concepção muito diferenciada de Segurança Pública e Cidadania. Luis trás uma trajetória muito pautada na proteção da sociedade como um todo, que valoriza em primeiro lugar a dignidade da população. É uma parceria muito importante para nós a chegada do coronel Luiz Silveira na administração pública e nessa comissão".

Segundo a representante do setor de políticas intersetoriais da Semed, Karina Cunha, mais do que nunca, a população é indispensável na edificação das ações. "O projeto Aracaju Segura estará sempre em reformulação, porque acreditamos muito na construção coletiva com a população. Nós estamos organizando as ações, elencando algumas outras que já existem para que nós possamos de fato chegar à comunidade e planejar junto com eles. A ideia é um trabalho com a participação social. Vamos continuar avançando para tornar Aracaju uma capital mais segura".