Todo cidadão que se preocupa com seu bem-estar e com a boa funcionalidade do município em que habita gostaria de possuir recursos que o ajudariam a estreitar a comunicação com seus gestores. Pensando nisso, a Controladoria Geral do Município (CGM) implementou o número 1622 para um call center direcionado a ouvir a população, a fim de obter uma maior eficácia no atendimento de solicitações dos moradores de Aracaju
Através do call center, os cidadãos podem entrar em contato com o ouvidor da CGM que, a partir daí, encaminha as ocorrências para as respectivas secretarias municipais. As manifestações mais comuns são as reclamações, solicitações, informações, sugestões, elogios e denúncias.
Após serem registradas e analisadas, todas as respostas são disponibilizadas para a conferência do cidadão através do Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública (TAG) em no máximo 21 dias. Para acessá-las, o manifestante deverá utilizar o número referente à sua declaração - seja via Internet, por meio do próprio call center ou presencialmente na Controladoria-Geral - para que seja possível localizar a replicação de sua ocorrência no site.
Entre o mês de janeiro até junho de 2017, a CGM registrou 1.918 manifestações da população, dentre as quais 1.008 (52,55%) foram realizadas via Internet, 646 (33,68%) através do call center e 197 (10,27%) presencialmente. A maioria das manifestações foi feita por pessoas físicas, sendo 43,51% homens e 31,71% mulheres. Os órgãos que receberam a maior parte das demandas foram a SMTT (59,74%), Emurb (9,02%), Secretaria do Meio Ambiente (8,28%), Emsurb (6,35%) e Secretaria da Saúde (5,87%).
O que mudou
Desde o início da nova gestão da CGM, chefiada pelo secretário Alexandre Figueiredo, a ouvidoria tem ganhado um papel mais eficaz na busca pelo melhor atendimento da população. Segundo ele, anteriormente os as solicitações eram computadas, mas não obtinham resolução, pois não havia para quem encaminhar as demandas. Agora, cada secretaria possui sua própria ouvidoria, que recebe as demandas e viabiliza um retorno. Isso, aliado ao novo número do call center, otimizou o trabalho e tem demonstrado 100% de aproveitamento em relação às respostas disponibilizadas para os cidadãos.
Atualmente, caso as respostas não sejam apresentadas dentro do prazo estipulado, a CGM oficia as secretarias que não se pronunciaram, para que nenhum cidadão fique sem retorno. "Em função da implementação do novo número, as manifestações tiveram um aumento significativo, em torno de 400 por mês, por ter se tornado a melhor forma para a Prefeitura tomar conhecimento das necessidades e anseios da população de maneira rápida", afirma Alexandre Figueiredo.
Como fazer uma manifestação
Para que a manifestação seja de fácil compreensão, o cidadão precisa utilizar uma linguagem clara e objetiva, para que não haja espaço para interpretações divergentes. No caso de denúncias, por exemplo, pontos como data, hora e local do ocorrido são de suma importância.
Mas nem só de reclamações vive uma ouvidoria. A população tem total liberdade para entrar em contato com algum dos canais disponíveis e fazer sugestões de melhorias no município, elogios a determinados serviços prestados e pedir informações referentes à cidade.
O acesso ao Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública (TAG) pode ser realizado pela página da PMA, pelo e-mail ouvidoria.geral@aracaju.se.gov.br ou através deste link. A população pode recorrer ainda às ouvidorias setoriais nas secretarias e órgãos da administração municipal e preencher um formulário, ou procurar o atendimento presencial na Controladoria-Geral, localizada na rua Campo do Brito, 306, bairro 13 de Julho.