Semed promove I Seminário de Educação Física para professores da rede

Educação
05/07/2017 16h59
Início > Noticias > 72444

Os professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Aracaju participaram nesta quarta-feira, 5, do I Seminário de Educação Física. O evento é uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed), e tem como foco preparar, ainda mais, os docentes para a realidade da prática esportiva dentro da escola.

Representando a secretária Municipal de Educação, Cecília Leite, a secretária-adjunta, Antônia Arimatéia, participou do evento e falou da importância do mesmo. "Esse encontro é extremamente importante para nós, principalmente para discutirmos as práticas de ensino na perspectiva da construção do que o aluno da rede municipal de ensino precisa aprender. Se a gente tem que pensar uma cidade mais inteligente, humana e moderna, a gente tem que pensar Aracaju como uma cidade que ensina. E por isso é indispensável discutirmos o direito que o aluno tem de aprender. Estamos começando com a Educação Física, mas vamos dar continuidade com os outros componentes curriculares", detalhou Antônia.

Programação

Os palestrantes foram escolhidos com bastante critério pelo coordenador de Educação Física e Esporte Escolar da Semed, professor José Robson dos Santos. Os convidados, a professora doutora da Universidade Federal de Pernambuco, Melina Silva Alves e o professor Mestre Jeimison de Araujo Macieira, ambos pertencem ao corpo docente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e estão envolvidos no desenvolvimento do livro didático público de Educação Física da rede municipal de ensino da cidade de João Pessoa (PB).

De acordo com uma das palestrantes, a professora doutora Melina Silva, o seminário permitiu uma análise das questões que dizem respeito ao cotidiano escolar e possibilitará a elaboração de um material didático próprio e atualizado, que será utilizado pelos professores da rede municipal de ensino.

"É importante os professores mostrarem o interesse em participar. São eles que estão nas escolas e precisam dizer o que os ambientes necessitam, para que não seja construída uma ideia distante da realidade deles. Então, é de fundamental importância que a Semed promova esse espaço de construção do conhecimento", avaliou Melina.

Expectativa

Além de proporcionar um amplo diálogo sobre como otimizar o cotidiano do estudante e do professor para tornar mais atrativa a Educação Física na escola, o evento promoveu um espaço de discussão sobre os princípios norteadores da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a área. O que aumentou a expectativa dos participantes.

Para a professora de Educação Física Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef), Núbia Marques, Dansilvia Oliveira, foi um momento de bastante aprendizado. "Essa é a primeira vez que estamos realizando um seminário específico da nossa área. Aqui é um espaço onde trazemos as nossas dificuldades, as nossas realidades e também as nossas soluções para as diferentes realidades que encontramos. Esse tem que ser um debate contínuo, mas essa é uma ação muito necessária", afirmou a professora.