A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) fez uma doação de material reciclável para a Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care). Com a mudança de prédio da SMS, que saiu do bairro Siqueira Campos e está funcionando na rua Nely Correia, S/N, bairro Coroa do Meio, foi descartado muito material que não era mais utilizado, como papeis de rascunho de todos os setores, materiais de consumo quebrados e antigos que não têm mais conserto, entre outros.
“Com a mudança, todos os servidores fizeram uma limpeza no seu respectivo setor e sobrou muito material que poderia ser encaminhado para a reciclagem. Então entramos em contato com a Care e a cooperativa foi buscar. Além de nos livrarmos do que para nós é lixo, ajudamos o meio ambiente e, principalmente, os cooperados a ganharem dinheiro com a reciclagem”, explicou a secretária interina municipal da Saúde, Waneska Barboza. Ela informou que somente papeis que não têm mais importância foram descartados.
De acordo com Amanda Bispo, funcionária do setor administrativo da Care, esta doação veio em boa hora, porque parte da renda vai servir para regularizar a licença ambiental da cooperativa. “Nós temos 60 cooperados que sobrevivem do rateio da renda das doações que enviamos para a fábrica reciclar, pois ela nos paga conforme a quantidade de material que nós mandamos. É difícil recebermos em muita quantidade como a Secretaria da Saúde nos doou. Recebemos cerca de 20 toneladas de material, isso dará um bom dinheiro”, enfatizou a representante da Care.
Ela disse que são 20 toneladas de lixo que estão sendo retiradas do meio ambiente. “Porque são muito papeis, mas têm plásticos, materiais de madeira, de ferro, então auxilia a não poluir o meio ambiente. Quanto menos usar o aterro sanitário, melhor para a natureza. Isso foi uma boa iniciativa da Secretaria”, acrescentou Amanda.
Care
A Care é uma cooperativa localizada no bairro Santa Maria e formada pelos antigos catadores da Lixeira da Terra Dura. A cooperativa vive das doações de materiais para reciclagem. “Nós seguimos o Decreto nº 5.940, onde diz que esta é a única fonte de renda dos cooperados e não pode trabalhar crianças. A cooperativa trouxe cidadania para estas pessoas porque melhorou a autoestima deles. Contribuímos para o INSS, inclusive tivemos cooperados que já estão aposentados, outros já puderam se afastar e receberam auxílio saúde, licença maternidade, entre outros benefícios”, informou Amanda Bispo.
Quem quiser fazer doações à Care é só entrar em contato através dos telefones 3243-1581/ 99138-5905/98827-1612. Cada dia da semana o caminhão passa em um bairro de Aracaju, por isso é preciso ligar e agendar o dia. “Nós recolhemos todo tipo de material, como latas de sardinha, embalagens de leite, de iogurte, vasilhames, ventiladores quebrados, geladeiras, computadores. Até mobília com condições de uso, nós consertamos e damos aos nossos cooperados que estejam precisando. Só não recolhemos lixo de banheiro e lixo orgânico”, finalizou Amanda.