Secretária participa de audiência para discutir melhorias no tratamento oncológico

Saúde
06/07/2017 07h30
Início > Notícias > Secretária participa de audiência para discutir melhorias no tratamento oncológico

A secretária interina municipal da Saúde, Waneska Barboza, participou na manhã de quarta-feira, 5, de uma audiência pública realizada no Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), que contou também com a presença de representantes do Governo do Estado e de Organizações Não Governamentais (ONGs), para discutir melhorias no tratamento oncológico, que é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo Waneska, iniciativas como esta são importantes para que os gestores possam fechar ações que realmente deem mais qualidade de vida aos pacientes com câncer.

"O número dos casos de câncer vem crescendo a cada dia e o SUS defende a questão da equidade então, audiências como esta são importantes para discutirmos o assunto e fecharmos ações que possam, de fato, impactar de maneira positiva na vida dos pacientes oncológicos. Além disso, estamos trabalhando para intensificarmos a prevenção e não ficarmos apenas no tratamento", disse.

Durante a audiência, a secretária frisou que o Município tem feito regularmente o repasse ao Hospital de Cirurgia, entidade na qual a Prefeitura de Aracaju tem contrato para a realização de diversos serviços, como cirurgias oncológicas, radioterapia e quimioterapia.

"A atual gestão tem tratado como prioridade os pagamentos as unidades hospitalares contratadas. Em relação à Oncologia do Hospital de Cirurgia, toda a verba destinada ao setor vem do Governo Federal e não há nenhum atraso nos repasses. Inclusive, o Município não tem dívidas referentes à este ano com o hospital. Há dois saldos com a unidade relativas aos meses de outubro e novembro do ano passado, deixados pela antiga administração, mas que provavelmente serão quitadas nos próximos meses. Temos feito todo o esforço para que os atendimentos à população não sejam interrompidos", conclui a secretária.

Melhorias

O presidente do TCE, Clóvis Barbosa, avalia que a audiência foi produtiva, e que o Tribunal formalizará um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) para ser encaminhado aos gestores que participaram da discussão sobre o tratamento oncológico em Sergipe.

"Vamos colocar o TAG à disposição para que os gestores avaliem as propostas e possam assinar o documento para assim executarmos o que foi discutido na audiência. Estamos esperançosos e acredito que os gestores darão a sua contribuição para o avanço do tratamento oncológico em Sergipe. Os pacientes com câncer estão sofrendo há muito tempo e precisamos de ações concretas para a melhoria do atendimento", conta.