Capinação, varrição e coleta de resíduos. Esses foram alguns dos serviços que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), executou nesta quinta-feira, 06, no bairro Palestina, zona Norte da capital.
Pela manhã os serviços começaram nas proximidades da avenida Álvaro Maciel. Munidos com ferramentas manuais, como vassouras e gadanhos, para os serviços mais detalhados, como a retirada do mato que cresce por toda a guia, os mais de 120 agentes de limpeza percorreram as diversas ruas do bairro.
“Para otimizar os trabalhos das equipes, estamos realizando os serviços no formato de mutirão. Para realizar a ação, a Empresa Municipal adota, após um levantamento feito pelos nossos ficais, uma estratégia de ação específica, que é planejada previamente para atender as demandas dos bairros”, explicou o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes.
Segundo o coordenador de Manutenção e Vias Públicas da Emsurb, Everaldo Ferreira, uma das maiores dificuldades das equipes não é a retirada do mato, mas o lixo jogado indevidamente pela população. São sacolas de resíduos domésticos, copos e garrafas plásticas. “Isso faz com que o serviço seja mais demorado, pois o vento espalha os sacos plásticos pelas ruas e o lixo acaba por entranhar no mato”, detalhou.
O mutirão já passou pelos bairros Industrial, Ponto Novo, Atalaia, Coroa do Meio, Santo Antônio, Cidade Nova, parte do Grageru e do Jardins. A previsão é que, no bairro Palestina, os serviços sejam concluídos até a próxima sexta-feira, 7.
Reconhecimento
A dona de casa Lindinalva Carneiro fez questão de acompanhar os serviços das equipes em sua rua. Para ela, a ação é motivo de alívio. “Só tenho a agradecer a essa gestão da Prefeitura. Finalmente minha rua está ficando bonita, limpa. Temos que ajudar a gestão fazendo a nossa parte e jogando o lixo no lugar devido”, contou radiante a dona de casa que mora na localidade há mais de 30 anos.
Para o supervisor de segurança, Marlon Magalhães, a população deve colaborar para que os trabalhos da Prefeitura tenham mais êxito. “O nosso bairro merece receber ações como essa. Não custa nada cada morador fazer a sua parte, não jogando lixo nas ruas e praças. Temos que somar esforços com a gestão”, frisou.