Aula Pública de Educação Ambiental conscientiza estudantes da rede municipal

Educação
07/07/2017 15h33
Início > Notícias > Aula Pública de Educação Ambiental conscientiza estudantes da rede municipal

Foi à margem do rio Vaza-Barris, na Orla Pôr do Sol, que oito escolas da rede municipal de ensino realizaram na manhã de hoje, 7, uma aula pública sobre a Importância da Preservação do Meio Ambiente e a I Caminhada Sustentável das Escolas Municipais da Zona de Expansão.

O rio tem muita importância para as comunidades escolares envolvidas na comunidade, banhando os bairros Santa Maria, Aruana e Mosqueiro, e é um importante meio de sustento e identidade cultural para muitas famílias dos estudantes dessas comunidades.

A aluna Estefany dos Santos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Elias Montalvão, localizada no Mosqueiro, explicou o motivo dela e de seus coleguinhas se empenharem na confecção de cartazes e materiais de conscientização expostos na caminhada.

"Eu quero crescer vendo meu rio saudável, quero ver ele sem lixo, quero que ele seja limpo pra gente tomar banho e usar a água para outras coisas. Esse meu rio é lindo!", enaltece a estudante de 10 anos.  

"Esse rio é a nossa vida, eu gostei muito dessa caminhada porque a gente está aprendendo como cuidar do nosso rio e do nosso meio ambiente, o que aprendi na escola vou levar pra casa e isso com certeza vai mudar as nossas vidas", reconhece o estudante Luís Felipe, aluno do 5º ano da Emef Florentino Menezes.

"Esse é um evento de extrema importância para a comunidade escolar aqui da Zona de Expansão, nós fizemos o acompanhamento desse projeto através da nossa Coordenadoria de Projetos para a Diversidade e estamos muito felizes com centenas de crianças participando da construção de um momento como esse", destaca a secretária-Adjunta da Educação, Antônia Arimatéia.

A atividade em conjunto foi a culminância do Projeto de Preservação do Meio Ambiente desenvolvido pelas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Jovino Pinto, Elias Montalvão, Florentino Menezes, José Carlos Teixeira, Professora Maria Carlota de Melo, Tenison Ribeiro, Anísio Teixeira e Juscelino Kubitschek com o apoio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), da Academia da Cidade e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema).

A comunidade escolar

É dos ensinamentos que as pessoas recebem quando crianças que se tira a base para as práticas de toda a vida adulta. A diretora da Emef Elias Montalvão, Caroline Teixeira, explica que as atividades do projeto estão sendo desenvolvidas nas escolas há seis meses. "Esse rio e esse mangue são a principal fonte de renda para muitas famílias dos estudantes das nossas escolas. É daqui que vem a identidade cultural de muitos desses meninos e meninas, então ver esses alunos construindo um momento como esse é maravilhoso", afirma a diretora.

"A gente precisa conscientizar desde cedo as nossas crianças para a o futuro, o meio ambiente vem sendo prejudicado pelas nossas ações, os adultos podem não ter uma consciência ambiental, mas quando a gente conscientiza essas crianças a gente está investindo no futuro", foi assim que a professora Roseane Hipólito, da Emef Anísio Teixeira, definiu o evento.